Rosaldo quer melhorias no trânsito da avenida Mário Covas
Preocupado com o trânsito na avenida Mário Covas, o vereador Rosaldo de Oliveira (PV) vai pedir a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana que estude a possibilidade de realizar alterações nos espaços destinados aos pedestres. No último dia 19 de agosto Rosaldo esteve na avenida, no trecho do bairro São João, e ouviu moradores e comerciantes.
"Apesar de semáforos, o pedestre está inseguro. Existe, de fato, perigo na travessia das ruas", falou o parlamentar do Partido Verde. "É necessário um estudo para a realização de mudanças, antes que o caos tome conta da avenida", frisou.
O comerciante Ademir Mercado acompanha diariamente o grande fluxo de veículos na rua Porangaba esquina com a Mário Covas. Segundo ele, o pedestre, mesmo que na faixa, tem que acelerar a caminhada. "Isso porque quando fecha um semáforo e 'libera' o caminho para o pedestre, outro semáforo abre, fazendo com que outros veículos tenham acesso as ruas (ou acesso das ruas à avenida)", salientou.
Segundo o vereador, uma das opções é a instalação do semáforo de pedestres. "Com esse modelo de semáforo, o próprio pedestre aperta um botão para que o equipamento seja ativado. Quando está vermelho, o veículo espera a passagem do pedestre. Com isso as pessoas terão um tempo para atravessar a avenida ou as ruas paralelas", falou Rosaldo de Oliveira.
O comerciante Maurício Pereira disse que a falta de segurança no trânsito da avenida Mário Covas esquina com a rua Bolívia fez o número de clientes diminuir em seu estabelecimento. "Apesar de contar com estacionamento para carros e motos, o fluxo da avenida é muito grande. Muitos não conseguem estacionar. Com isso o número de clientes no caiu. Mas o mais importante é a segurança das pessoas. Temos que ter em mente que o pedestre não pode correr riscos ao travessar uma rua ou uma avenida", disse Pereira à TV Câmara Araçatuba.
O vereador Rosaldo de Oliveira pretende agendar uma reunião com os profissionais da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbano, pasta responsável pelo trânsito do município. "Alguma providência deverá ser tomada. Do jeito que está não pode ficar", completou o vereador.