Notícias
18/03/2014
Rozas responde a questionamentos sobre meio ambiente em plenário
Rozas responde a questionamentos sobre meio ambiente em plenário
Por aproximadamente duas horas, todos os vereadores presentes à 7ª sessão ordinária do ano, realizada nesta noite, questionaram o secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozas, na tribuna da Câmara. A reforma do Zoológico Municipal “Dr. Flávio Leite Ribeiro” foi o tema predominante das perguntas em plenário.
Autor do requerimento de convocação do secretário, aprovado em plenário no último dia 5, o vereador Rosaldo de Oliveira (Pros) pediu esclarecimentos sobre os motivos que levaram a morte recente de animais no zoo, incluindo um casal de felinos de grande porte, questionou a existência de cabo de aço amarrado a uma árvore para sustentar um duto de canalização no Parque Ecológico do Baguaçu (Peba) e se o secretário tinha conhecimento do plantio proposital de uma espécie de planta (“mata-pau”) que poderia “estrangular” a árvore plantada ao lado.
Na sequência, o vereador Cido Saraiva (PMDB) perguntou ao secretário a quantidade de animais abrigados no zoo, se no local já funcionou uma discoteca e qual nota geral ele atribuía à ala em reforma e ao complexo de lazer como um todo.
A vereadora Edna Flor (PPS) questionou Rozas quanto à demora na conclusão da reforma do zoológico, em vigor desde março de 2012, quando foi expedida a ordem de serviço à empresa responsável pelo serviço, a Consdom. Edna pediu ainda esclarecimentos sobre dois contratos distintos mantidos com empresas diferentes (Consdom e Engescav) para serviços de revitalização no zoo.
Já a vereadora Tieza solicitou informações quanto à redução do plantel de animais do recinto nos últimos anos e aos motivos que levaram a administração municipal a antecipar a entrega da ordem de serviço à conclusão da obtenção das licenças ambientais.
A previsão de entrega da reforma, o investimento para capacitação dos trabalhadores do zoo para tratamento dos animais e a viabilidade de implantação de uma academia ao ar livre foram temas de algumas das perguntas formuladas pelo vereador Rivael Papinha (PSB) ao secretário do meio ambiente.
O vereador Arlindo Araújo (PPS) perguntou ao secretário se ele acha viável a manutenção do zoológico ou se concordaria com a transformação do local em um parque ecológico, como já fora cogitado no município.
Os parlamentares Dr. Nava (Pros), Gilberto Batata Mantovani (PR), Beatriz (PT), Dr. Jaime (PTB) e Carlinhos (PDT) também formularam perguntas ao titular da pasta relacionadas ao déficit de árvores, investimentos governamentais no zoo e integração de centros de lazer (zoo-pista de skate- Lagoa do Miguelão).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: João de Paula// Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: