Secretário divulga atividades da Semana Municipal da Água
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima, usou a tribuna durante a 7ª sessão ordinária desta segunda-feira (20/3), para divulgar as atividades da Semana Municipal da Água. O Dia Mundial da Água é comemorado amanhã (22/3).
Durante o pronunciamento, Petrônio lembrou que a data foi recomendada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992 e instituída no Brasil em 2003. “Esse dia tem um significado muito especial porque diversos países voltam a atenção para esse elemento tão importante para a vida no planeta. A ONU definiu como tema para 2017 a água residual, descartada pelas atividades humanas e vulgarmente conhecida como esgoto. Para devolvê-la ao meio ambiente, é necessário tratá-la e garantir o seu uso sustentável”, destacou.
Em seguida, o secretário de Meio Ambiente divulgou a programação da Semana Municipal da Água, que segue até sexta-feira e tem como tema “Sem água não há vida! Faça a sua parte”. Um dos destaques é a exposição de fotos dos corpos hídricos de Araçatuba, realizada na sede da Prefeitura. Nesta terça-feira (21/3), das 9h às 17h, folhetos informativos sobre a água serão distribuídos no Poupatempo.
Amanhã, no Dia Internacional da Água, às 9h na Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba), será realizada uma palestra com o governador do Conselho Mundial da Água, Lupércio Ziroldo Antônio, além do lançamento do 4º concurso de desenho da empresa. Minicursos sobre o tratamento de água e esgoto também serão realizados na quinta-feira.
O encerramento das atividades acontece na sexta-feira (24/3), com o plantio de 40 mudas de árvores nas proximidades do córrego Bela Vista e com visita ao Peba (Parque Ecológico Baguaçu).
O secretário de Meio Ambiente também fez um comparativo sobre a quantidade de água usada em produtos e enfatizou a situação do município e do país na disponibilidade do recurso. “A água é usada para beber, lavar, produzir alimentos, sendo essencial à vida. Nós podemos utilizar menos de 3% da água disponível. O Brasil tem 11% da água doce do planeta, o que nos beneficia, mas também aumenta a nossa responsabilidade. Nós temos aqui em Araçatuba 100% da água tratada e coletamos 98% do esgoto”, afirmou.