Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
04/05/2011 11:45:14
Segurança em escolas do Taveira gera debate

A segurança nas escolas públicas de Araçatuba foi tema de debate entre os vereadores durante o Grande Expediente da 13ª sessão ordinária do ano (02/05). A discussão foi motivada por requerimento de informações oficiais, apresentado pelo vereador Joel de Melo Platibanda (PMN) e aprovado por unanimidade pelo plenário.

No documento, o parlamentar questiona a atuação da Guarda Municipal na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Selma Trevelin de Jesus e na EE (Escola Estadual) Silvestre Augusto do Nascimento, localizadas no bairro rural de Engenheiro Taveira. "É um bairro distante do centro da cidade, lembrado por muita gente só nas eleições", justificou Platibanda.

A declaração, no entanto, não agradou ao vereador Joaquim da Santa Casa (PDT). "Não é verdade. Tenho certeza de que os doze vereadores desta Casa estão preocupados com o bem-estar da população de Engenheiro Taveira", garantiu. Como exemplo, ele citou o apoio que tem dado para a instalação de uma olaria no bairro. "A fábrica será instalada em uma área de seis alqueires, com capacidade de produção de 400 mil tijolos por dia, atraindo 39 famílias", pontuou Joaquim. O vereador Cido Saraiva (PMDB) também lembrou que tem lutado pela construção de uma capela funerária no bairro rural.

Retornando ao tema do requerimento, o vereador Prof. Cláudio (PMN) afirmou que a ronda escolar é responsabilidade do Governo do Estado. "Precisamos de mais viaturas para combater a violência que avança nas escolas", pediu. O vereador Edval Antônio dos Santos (PP) foi outro que atribuiu o encargo ao Estado. "Temos 280 guardas municipais e 85 escolas, que funcionam em três turnos. A obrigação não é da Guarda Municipal, mas do Governo do Estado", ressaltou.

Já a vereadora Tieza (PSDB) pediu a união de secretarias municipais para minimizar os riscos a que estão expostas as crianças e adolescentes matriculados nas escolas do Município. "Não podemos só debater o problema. Temos que tomar atitude", ponderou.

- AMBULÂNCIAS -
Outro requerimento de informações oficiais, assinado pelo vereador Joel de Melo Platibanda, começou a ser discutido na última sessão ordinária, mas não foi votado por falta de tempo regimental. Nesse documento, o parlamentar questiona a quantidade e o estado de conservação das ambulâncias do Município.

As indagações foram motivadas por denúncia do motorista Erivaldo Cândido de Lima, demitido da Secretaria Municipal de Saúde, no mês de abril, depois de se recusar a dirigir uma ambulância que estava amassada. Conforme o ex-servidor, treze veículos compõem a frota de ambulâncias do Município, mas poucos são os que oferecem condições seguras de tráfego. "É vergonhoso termos poucas viaturas para atender a população em situações de emergência", declarou Platibanda.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior