Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
18/10/2011 16:00:12
Semana Mundo Unido tem apoio da Câmara

A Câmara será um dos pontos de contribuição da campanha de arrecadação de recursos para minimizar a crise alimentar no Chifre da África, região que abrange a Somália, Etiópia e o Quênia. O presidente da Casa, vereador Cido Saraiva (PMDB), recebeu um cofrinho, símbolo da campanha desenvolvida pela Unicef, dos integrantes do movimento dos Focolares, que estiveram no Legislativo durante a realização 33ª sessão ordinária do ano. O cofre ficará à disposição do público para receber contribuições espontâneas. Além da Câmara, outros locais da cidade, como escolas e estabelecimentos comerciais, serão pontos de arrecadação.

 
Renata Callestini Felipini, uma das integrantes do Movimento dos Focolares em Araçatuba, usou a Tribuna Livre do Legislativo para falar sobre os objetivos e desafios do movimento e também divulgar as ações que estão sendo desenvolvidas no município durante a Semana Mundo 2011 (17 a 21 de outubro). O evento, realizado anualmente desde 1996, envolve pessoas de vários países em iniciativas variadas. Em Araçatuba, a semana Mundo Unido foi instituída oficialmente por meio da Lei 7. 118 de 2009, uma iniciativa da vereadora Edna Flor (PPS) aprovada pelos demais vereadores da Casa. Estima-se que em todo mundo 500 mil jovens façam parte do movimento que desenvolve atividades humanitárias, políticas e culturais variadas.

 
Diálogo

Além de apoiar a campanha da Unicef, os focolares de Araçatuba estão desenvolvendo duas outras ações para marcar a semana e o Legislativo araçatubense é parceiro delas. Amanhã (19/10), a partir da 19h30, na Sala das Sessões da Câmara, será realizado um debate sobre política. Com o título: "Unidade Política um caminho possível?", a idéia é mobilizar os participantes a pensar, debater e apresentar propostas para a construção de uma nova forma de fazer política.
Vão participar do diálogo dois representantes do MPPU (Movimento Política Pela Unidade) de São Paulo: Fernanda Letícia de Almeida, responsável pela Escola Civitas, que tem a proposta de formar jovens para cidadania, ética e unidade. O outro convidado é Fábio Lacerda, aluno da escola Civitas e mestrando em ciências políticas pela USP.


Kits de higiene bucal

Os focolares de Araçatuba também estão arrecadando kits de higiene bucal para entregar às crianças da EMEB José Machado Neto, no bairro São José, que desenvolve com os alunos campanha de higiene bucal.  A meta é formar 440 kits. A promoção vai se estender até que se atinja o número desejado e quem quiser contribuir deve doar creme dental e escova de dente infantil nos seguintes locais: Câmara Municipal, Prefeitura, Secretaria de Participação Cidadã e na própria escola EMEB José Machado Neto.
Durante a utilização da Tribuna Livre foram apresentados dois vídeos institucionais.  O primeiro denuncia a situação de abandono, pobreza e desnutrição de adultos e crianças que vivem na África.  O outro destaca a filosofia e o trabalho desenvolvido por focolares em vários países.  
A agenda do movimento, entregue aos vereadores e público presente nas galerias durante a sessão, apresenta seis principais diretrizes ou desafios: Economia para fraternidade, Educação para a cidadania, Política para o bem comum, Meio ambiente para o futuro, Segurança para todos, Saúde para a vida.
Ao final da Tribuna Livre, a vereadora Edna Flor (PPS) pediu a palavra e defendeu a idoneidade do trabalho desenvolvido pelos focolares e seriedade das campanhas desenvolvidas por eles. "Muita gente me questiona porque têm dúvidas quanto ao destino das doações. Tenho acompanhado o trabalho e sei que é sério e digno de confiança", finalizou.  

Fonte: Assessoria de Comunicação: Fátima Mantello / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior