Notícias
26/02/2014
Seminário debate Plano de Resíduos Sólidos com educadores
Seminário debate Plano de Resíduos Sólidos com educadores
Profissionais da área de educação compareceram à Câmara no início da noite de ontem (25/2) para acompanhar e trazer sugestões ao Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos. O plano está sendo elaborado pela empresa Geotech e foi apresentado no Legislativo em um seminário.
O evento foi organizado pela Comissão Permanente de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara de Araçatuba, presidida pela vereadora Beatriz (PT), e que tem como membros os vereadores Gilberto Batata Mantovani (PR) e Professor Cláudio (PMN). Na mesa de trabalho, além de Beatriz e Mantovani, participaram o diretor da Geotech, Clóvis Benvenuto, e o secretário de Meio Ambiente de Araçatuba, Jorge Hector Rozas. A vereadora Tieza (PSDB) também acompanhou.
Em elaboração pela Geotech, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos está na etapa de conclusão do diagnóstico técnico e irá formular os cenários para a gestão dos resíduos, que irão estabelecer as políticas públicas com ações, metas, cronograma e investimentos. Quando estiver concluído, o Executivo encaminhará para ser votado pelos vereadores.
Durante o seminário, o engenheiro e coordenador de projetos da Geotech Felipe Kazuo Suzuki fez uma apresentação do plano, trazendo os detalhes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e as ações necessárias para o município se adequar às diretrizes de tratamento de resíduos. A exposição destacou as preocupações com a quantidade de resíduos da construção civil e domiciliares, além de apontar que o município tem condições de explorar melhor a coleta seletiva de lixo. Também foram conceituados os diferentes tipos de resíduos produzidos.
Nos debates, profissionais de instituições públicas e privadas de ensino de Araçatuba formularam questões à mesa de trabalhos, como os incentivos às cooperativas de lixo, os modelos de tratamento de resíduos e a implantação da disciplina de responsabilidade socioambiental na grade curricular de ensino.
A vereadora Beatriz destacou a importância do seminário para discutir o assunto com a comunidade e propôs a criação de um grupo de trabalho para construir um Plano Municipal de Educação Ambiental. “Não há um conceito claro de educação ambiental dentro do plano, por isso a relevância de se discutir o tema com os profissionais de educação, para que as crianças cresçam com a ideia do reaproveitamento do lixo. Nós vamos discutir a construção de um plano de educação ambiental que vai aprofundar esse debate”, afirmou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Jorge Rozas, informou que já ocorreram dez reuniões participativas sobre a elaboração do plano. Segundo ele, já foi agendado para o dia 20 de março a realização de uma audiência pública na Câmara para discutir o assunto.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe: