Situação da estrada do Angaí preocupa vereadores
As más condições de conservação da estrada do Angaí foram tema de discussão entre os vereadores durante o início da 7ª sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (16/3). O assunto foi levado ao Plenário já no início do Grande Expediente pela vereadora Tieza (PSDB), que se mostrou preocupada com a precariedade da vicinal. “Eu vou fazer aqui um apelo a todos os vereadores desta Casa para que nós tentamos sensibilizar a Prefeitura para que resolva o problema dos moradores da zona rural que precisam da estrada do Angaí”, afirmou a parlamentar.
De acordo com informações da vereadora Tieza, há uma semana, as crianças de áreas rurais não estão indo à escola por conta da precária situação da estrada, que se agravou com as últimas chuvas. “Nós precisamos ter mais consideração com as pessoas da zona rural de nosso município. O pessoal dos assentamentos não pode chegar em casa, está todo mundo desesperado”, lamentou.
A parlamentar afirmou que esteve com o secretário municipal de Governo da Prefeitura de Araçatuba, Cláudio Henrique da Silva, para tratar das dificuldades de acesso a bairros rurais ao longo da vicinal. “O secretário também afirmou que está bastante preocupado e disse que vai ter que esperar a chuva parar. Agora eu vejo que a chuva não pode ser um empecilho para todo mundo, então eu faço um apelo para que a prefeitura se organize, faça parcerias com as destilarias e melhore as estradas rurais”, disse.
Durante a 4ª sessão ordinária do ano, realizada há cerca de um mês, o Plenário aprovou um pedido de informações, de autoria da vereadora Edna Flor (PPS), que cobrava explicações sobre a manutenção da estrada vicinal do Angaí.
Reunião na Prefeitura
Ao usar a palavra, o líder do prefeito, vereador Gilberto Batata Mantovani (PR), relatou que o prefeito Cido Sério (PT) recebeu ontem um grupo de moradores de assentamentos, cujo acesso se dá pela estrada do Angaí. “As máquinas já estão trabalhando na localidade. A Prefeitura, por meio da secretaria de Obras e Serviços Públicos, está fazendo o que pode para manter a estrada. Eu estive na Prefeitura e o prefeito recebeu uma comissão de moradores dos assentamentos e está tomando as providências na medida do possível. A chuva é bem-vinda, mas choveu muito e fez bastante estragos”, destacou.
O vereador Dr. Jaime (PTB) também comentou o assunto, destacando que o problema de infraestrutura da estrada é antigo. “Nós temos uma demanda ali que é séria e não é de agora, já faz muitos anos. O problema é mesmo que o conserto da estrada precisa ser acertado com as usinas. Os desvios das águas são feitos quando o tempo está seco e a saída é fazer uma perenização. Há também várias tentativas em incluir a manutenção no programa Melhor Caminho. O prefeito fará uma reunião com a usina para acertar como farão as melhorias”, afirmou.
A vereadora Profª Durvalina (PT) também falou sobre a dificuldade de acesso às áreas rurais. “Esse foi um assunto que mereceu um debate longo aqui na Casa e foi de interesse de todos nós procurarmos tentar resolver isso definitivamente. Eu quis saber se já houve alguma conversa e consegui a cópia de um ofício encaminhado à secretaria da Agricultura em dezembro de 2010 pedindo a melhoria em estradas do município. Essa Casa, a cidade e a administração precisam se empenhar para resolver isso definitivamente”, disse Durvalina.