Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
19/02/2015
Técnicos da Saúde apelam à conscientização popular para brecar avanço da dengue

Por aproximadamente uma hora e meia, durante a fase do Grande Expediente da 3ª sessão ordinária do ano, realizada nessa quarta-feira (18), técnicos e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Araçatuba reforçaram o apelo para a população somar forças com os representantes do Poder Público a fim de eliminar os criadouros naturais do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e assim frear a disseminação da doença na cidade.

Segundo eles, já são 140 casos confirmados de dengue em Araçatuba desde o início do ano e o número poderá ser ainda maior nos próximos dias se a comunidade insistir em manter nas próprias casas e nos terrenos baldios materiais que possam acumular água e servir de criadouros para os mosquitos transmissores. "Os mosquitos já passaram a atuar como animais domésticos e abandonaram a tendência de ficar do lado externo das casas das pessoas. Há casos em que já foram localizadas larvas dentro de panelas nas residências", revelou a educadora de saúde da Vigilância Sanitária, Lucila Bistaffa.

Para ampliar a força de mobilização contra a dengue no município, o município divulgou uma linha especial de telefone para as pessoas comunicarem possíveis focos da doença, em especial em terrenos não edificados, áreas institucionais e até mesmo casas habitadas por outras famílias que não colaboram com a remoção dos eventuais criadouros. Basta ligar para o número 08007700525 (chamada gratuita).

“Há 20 anos o município vem brigando com o mosquito que transmite a dengue e sempre saímos derrotados. É preciso que cada indivíduo tome conta da sua casa e fiscalize se os outros estão fazendo o mesmo. Este é um problema de saúde coletivo, daí a importância de todos exercerem sua função para conter o avanço da doença”, afirmou o médico Stelios Fikaris na tribuna da Câmara.

Após a explanação da equipe da Saúde, os vereadores Dr. Nava (Pros), Arlindo Araújo e Edna Flor (PPS), Rivael Papinha (PSB), Tieza (PSDB), Cabo Claudino (PTdoB), Carlinhos Santana (PDT), Professora Durvalina (PT), Gilberto Batata Mantovani (PR), Dr. Jaime (PTB) e o presidente da Câmara, Cido Saraiva (PMDB), formularam perguntas, apresentaram propostas e se colocaram à disposição da secretaria para ampliar a mobilização de combate a dengue.

“Vamos apresentar em conjunto com os demais integrantes da Mesa Diretora uma proposta de reunir uma vez por mês os vereadores com a população a fim de discutir uma série de propostas para o desenvolvimento do município e com certeza as formas de prevenção de novos casos de dengue estarão em pauta”, afirmou Cido Saraiva.


 

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula// Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior