Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
31/08/2009 10:53:00
Terreno é arborizado no bairro Umuarama (Veja Vídeo)

Uma área que servia para depósito de lixo e entulho está sendo recuperada no bairro Umuarama, na zona leste de Araçatuba. Na manhã de ontem, 30/8, o vereador Dr. Nava (PSC) entregou um termo de adoção do terreno, concedido pelo Executivo a seis moradores do local. Na mesma ocasião, foram plantadas 200 árvores no trecho, que agora será vigiado pelos "adotantes".


O terreno fica entre as ruas Sílvio José Venturoli, Umberto de Campos, Rodolfo Miranda e Célio de Araújo Cintra. Boa parte das mudas é de aroeira pimenteira, sete copas e flamboyant. A iniciativa faz parte do Programa de Arborização Urbana "Araçatuba mais Verde", que tem a parceria da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) com a Unimed.

Há anos, a área estava descuidada e servia de acúmulo de lixo, galhos de árvores e entulhos. A reclamação dos moradores era constante, por causa da sujeira, mau cheiro e fumaça.

O vereador Dr. Nava disse ser um marco histórico a recuperação do trecho. "Estamos arborizando esta área, onde o entulho era jogado de forma indiscriminada", afirmou, ao entregar o termo de adoção a moradores.

A moradora Cremilda Santina Versolato, que reside há sete anos em frente ao terreno, foi uma das "adotantes". Ela ficará encarregada, assim como outros cinco moradores, de vigiar e contribuir para que o local permaneça cuidado e limpo. "É uma vitória para nós e para toda a comunidade. Há anos queremos resolver esse problema", disse.

De acordo com Jorge Héctor Rozas, chefe da Divisão de Proteção Ambiental da prefeitura de Araçatuba, a rearborização da área com plantas nativas recuperará o "valor biológico" do terreno, ao melhorar a permeabilidade do solo.

A prefeitura também ergueu uma barreira de terra em toda a extensão que circunda o terreno. O objetivo é evitar novos despejos de lixo no local.

Para o biólogo Antônio Magno, que preside a ONG Clube da Árvore, o plantio é uma medida para amenizar o déficit de árvores existente na cidade. "Creio que as pessoas darão continuidade a essa iniciativa e cuidarão dessas mudas", afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: TV Câmara
Compartilhe:
<< Página Anterior