Tieza acompanha apresentação de aparelho de PET-CT
A vereadora Tieza (PSDB) acompanhou, na manhã desta quarta-feira (30/7) a apresentação de um equipamento de alta tecnologia usado para detectar precocemente o câncer ou focos da doença. O aparelho de PET-CT, que foi adquirido em parceria pelas empresas Dimen e Tomoson, é uma novidade em Araçatuba e região. O equipamento está instalado na sede da Dimen, que fica na rua Floriano Peixoto, nº 522.
O novo aliado no diagnóstico contra o câncer teve investimentos que ultrapassaram R$ 4,6 milhões e associa em um mesmo exame as técnicas da tomografia computadorizada com a medicina nuclear.
De acordo com o representante da diretoria clínica da Dimen e coordenador do PET-CT Campinas, Nilton Massaki Hanaoka, o equipamento permite a geração de imagens de alta precisão. “Nós temos agora na região um equipamento que é um sistema híbrido de imagens, com a fusão de dois exames completamente diferentes, que é a tomografia computadorizada e a imagem de PET-CT. Essas duas informações podem ser combinadas, trazendo dados que não são possíveis por outros métodos”, explica. O exame dura, em média, 30 minutos e a expectativa é realizar 12 exames desse tipo por dia.
Sistema Único de Saúde
A realização do exame de PET-CT foi liberada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aos pacientes da rede pública em abril deste ano. Os exames poderão ser feitos em pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas, metástase de câncer colorretal, além de linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. “Foi publicado no Diário Oficial e falta o cumprimento de algumas regras burocráticas. Em breve, o exame deve estar disponível aos pacientes do sistema público de saúde”, disse Hanaoka.
Após conhecer os detalhes do uso do equipamento, a vereadora Tieza (PSDB) afirmou que a instalação do aparelho é uma grande conquista para o município. “Eu fiquei encantada com a possibilidade de as pessoas não precisarem viajar muito longe e com altos custos para fazer o tratamento contra o câncer e saber que já estão sendo tomadas todas as providências para que o SUS também possibilite o uso desse equipamento. É uma alegria estar prestigiando este momento, em que a gente dá um salto em termos de tecnologia e de atendimento na área da saúde. Já temos aqui o acelerador linear, um equipamento também muito moderno, e agora o PET-CT”, disse.