Tieza fala sobre infraestrutura e saúde durante Pequeno Expediente
Durante o Pequeno Expediente da 11.ª sessão ordinária, a vereadora Tieza questionou a morosidade da prefeitura em apresentar documentação para que o município receba melhoramentos em programas estaduais. Primeiramente, a parlamentar citou o caso da estrada Barzagui e da Água Boa no bairro rural da Jangadinha que, a pedido dos produtores rurais da região ao governador Geraldo Alckimin, deveria participar do Programa Melhor Caminho do governo estadual.
O pedido feito em janeiro deste ano recebeu o aval do governador, mas até o último final de semana ainda não havia sido formalizado pelo município. Tieza explicou que é preciso que a prefeitura faça o pedido oficial para que o governo inclua o município neste e em qualquer programa, o que não foi feito. “Sabendo que o governador estaria aqui no último final de semana eu fui até a prefeitura e pedi que formulassem o pedido e o entreguei em mãos para o governador. Somente agora, com o protocolo de recebimento poderemos cobrar uma ação do governo estadual”, disse a vereadora.
Tieza também questionou as providencias tomadas pela administração com relação ao Programa Cidade Legal, que visa a regularização de núcleos habitacionais. A parlamentar esteve com governador no domingo (13/04), na cidade de Penápolis, onde Alckin entregou títulos de propriedade a famílias participantes do programa. A vereadora lembrou que em Araçatuba há também bairros com o mesmo problema, como o Alvorada, Juçara, Lago Azul e Taveira. “O que eu tenho conhecimento é que desde 2012, o problema com a regularização de terrenos nestes bairros está solucionado, o que está faltando é a prefeitura mandar para esta Casa uma lei com as orientações e requisitos necessários para efetivação das escrituras”, disse a parlamentar. Tieza informou que já protocolou requerimento para cobrar ações da prefeitura neste sentido porque as pessoas que já poderiam estar com as escrituras na mão e todo problema resolvido ainda esperam providencias.
A saúde em Araçatuba também foi tema da vereadora na tribuna. Tieza disse que está preocupada com as obras de construção e reforma de unidades de saúde no município. Ela percorreu as cinco que estão em andamento: as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Morada dos Nobres, Dona Amélia e TV e também as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da zona leste e zona sul. Além de questionar o atraso e até a paralisação de obras, a vereadora está temerosa pela falta de pessoal para integrar as equipes de atendimento quando as unidades estiverem prontas. “Nós já temos problemas com a UBS- São João que está trabalhando precariamente por falta de profissionais e com essas novas unidades como será? Do jeito que está, é mais fácil construir do que funcionar. Realmente a saúde passa por um momento difícil em Araçatuba”, lamentou.
Sugestão
Tieza aproveitou o tempo do Pequeno Expediente para lembrar os contribuintes que ainda não entregaram as suas declarações de renda que eles podem ajudar as entidades assistenciais do município. “Quem faz a declaração completa pode destinar parte do imposto devido (3%) para as entidades de Araçatuba . É melhor cumprir esse compromisso ajudando as entidades daqui que realizam excelente trabalho e que podemos acompanhar de perto”, sugeriu Tieza.