Tieza homenageia escola José Cândido(Veja Vídeo)
A Escola Estadual José Cândido, uma das mais antigas e tradicionais de Araçatuba, está em festa. A unidade escolar comemora, neste mês, 75 anos de existência. Em homenagem ao Jubileu de Diamante, a vereadora Tieza (PSDB) propõe um voto de aplauso, que será apreciado nesta noite (13/10), durante o Grande Expediente da 33ª sessão ordinária do ano.
Fundada em 12 de maio de 1935, a escola José Cândido consolida-se como uma das melhores entre as 32 unidades estaduais de Araçatuba sob a responsabilidade da Diretoria Regional de Ensino.
"O excelente desempenho dos nossos alunos nos exames do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e a baixa evasão escolar nos renderam a melhor avaliação de qualidade pelo Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), no ano passado", anunciou a diretora Neide Alves Soto Boni.
Instalada em uma quadra do bairro Higienópolis, na rua Hintaro Takahashi, a Escola Estadual José Cândido conta com duas quadras poliesportivas, dez salas de aula, salas de informática e de leitura, além do setor administrativo.
Ao todo, 85 funcionários - entre professores, gestores, agentes de organização escolar e universitários do programa Escola da Família - atendem 752 alunos do ensino fundamental de ciclo II (5ª a 8ª séries) e do ensino médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos), nos três períodos: matutino, vespertino e noturno.
As comemorações do Jubileu de Diamante tiveram início no último sábado (09/10) com uma quermesse, realizada no pátio da escola. Nesta semana, os alunos participam de uma gincana cultural e esportiva. Entre os dias 18 e 22 de outubro, uma exposição de fotos e depoimentos, aberta ao público das 8h às 11h e das 13h às 17h, encerra os festejos.
HISTÓRIA
Considerada a segunda instituição de ensino de Araçatuba, a Escola Estadual José Cândido começou a funcionar em um sobrado do comerciante Abrão Cury, localizado na praça Nove de Julho, onde hoje se encontra a Câmara Municipal de Araçatuba.
Entre maio de 1937 e novembro de 1939, a escola ocupou o antigo Ginásio do Estado, que mais tarde foi demolido para a construção do Instituto de Educação "Manoel Bento da Cruz". O prédio da Faculdade de Comércio D. Pedro II foi, então, o endereço da unidade escolar no ano de 1940.
Em janeiro de 1941, o estabelecimento de ensino mudou-se para o prédio da Escola Japonesa, na antiga rua Tietê, onde permaneceu até julho de 1.947, quando foi transferido para o atual prédio, inaugurado em agosto daquele ano pelo então governador do Estado, Adhemar Pereira de Barros.
Ainda em 1947, a escola recebeu o nome de José Cândido, em homenagem ao senhor José Cândido Teixeira, que, nos primórdios de Araçatuba, contribuiu para a pacificação dos índios caingangues que habitavam a região.
Nos primeiros 50 anos de existência, dirigiram a escola os professores João Evangelista Costa, Ubirajara Paula Ferreira, Carolina Dias Aguiar, Aristeu Victorazzo, José Augusto Lopes Borges, Mário Moura, Wilson Monteiro, Alcides Paiva de Oliveira, Enzo Bruno Carramaschi, Afonso de Oliveira, Zider Javarez, Ariovaldo Ferreira Coelho e Pedro Magnani.