Trabalhadores da limpeza são lembrados por Rosaldo de Oliveira
Dois projetos de lei de autoria do vereador Rosaldo de Oliveira (PV) destacam o trabalho dos profissionais que atuam na limpeza urbana e na manutenção e execução de áreas verdes. O parlamentar protocolou na Câmara os projetos 40/2013, que Institui o Dia do Trabalhador da Limpeza Urbana, e 42/2013, que institui o Dia do Trabalhador da Manutenção e Execução de Áreas Verdes.
Segundo Rosaldo, o projeto prevê que o Dia do Trabalhador da Manutenção e Execução de Áreas Verdes seja comemorado anualmente, sempre no dia 1º de fevereiro, chegando, inclusive, a fazer parte do calendário oficial do município.
"A atividade e manutenção e execução de áreas verdes é importante sob o ponto de vista da saúde pública e do embelezamento das cidades, mas é extremamente perigoso para o trabalhador, que está exposto diariamente a diversos riscos, muitas vezes operando máquinas e equipamentos que oferecem perigo à integridade e também por estarem expostos a intempéries", comentou o parlamentar do PV.
Rosaldo quer, através do projeto, destacar o importante trabalho destes profissionais, que atuam em variadas funções: capinador de córregos, canais, sistemas de drenagem e afins, operacional em serviços diversos, ajudante de jardinagem, servente de jardinagem, operador de roçadeira, operador de micro trator, operador de motosserra, tratoristas em manutenção de áreas verdades e os jardineiros.
Já o dia 16 de maio poderá ser o Dia do Trabalhador da Limpeza Pública. Rosaldo acredita que é importante destacar o trabalho destes profissionais, que ficam 'esquecidos' pela população. "Essa atividade também expõe os trabalhadores a diversos riscos, por se tratar de uma ação feita a céu aberto, muitas vezes operando máquinas e equipamentos que oferecem perigos, além do risco de picadas de animais peçonhentos, ruídos, riscos de queda, entre outros", falou o vereador.
"Apesar e imprescindíveis para a manutenção da limpeza da cidade, esses profissionais quase sempre passam despercebidos pelas ruas, pois as pessoas costumam considerar o trabalhador braçal apenas como sombra da sociedade. Exatamente por isso protocolei o projeto, para valorizar esse importante serviço em nosso município", completou Rosaldo de Oliveira.