Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
16/04/2010 10:36:53
Trecho de vicinal no bairro da Prata gera reclamações de produtores(Veja Vídeo)

Um trecho da estrada vicinal que dá acesso ao bairro rural da Prata está sendo motivo de reclamações de produtores e proprietários rurais da região. Uma ponte parcialmente interditada está sem manutenção no local e a pista acumula buracos. O vereador Joel Platibanda (PMN) visitou o local e ouviu os relatos dos moradores.


Localizado a 22 quilômetros do centro de Araçatuba, o trecho é asfaltado, mas está precário. A ponte, que serve de ligação ao bairro rural, está com a metade da pista liberada desde janeiro, após as fortes chuvas terem levado parte do dispositivo. O trânsito de carros, ônibus escolares e veículos que escoam a produção rural é intenso no local. Os moradores calculam que mais de 100 pessoas usam a vicinal diariamente.

Apesar de a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) e o Demtra (Departamento Municipal de Trânsito) terem colocado placas de sinalização, o trecho oferece riscos e está sem qualquer manutenção, de acordo com os usuários da via. 

Em dias de chuva, para evitar que a ponte seja ainda mais prejudicada, donos de sítios vizinhos fazem uma "canaleta" para drenar e desviar a água do trecho comprometido. O produtor Sérgio Pizzi é um dos moradores da região que faz o serviço braçal. "Nossa preocupação é evitar maior infiltração. Se a gente não faz, já teria levado tudo", explica.

Dono de uma propriedade no bairro há mais de 30 anos, o produtor rural José Carlos Frade Gomes reclama que houve falta de prioridades da Prefeitura na realização de obras. A quatro quilômetros do local, na vicinal Maria Guerra Ricoboni, uma ponte de madeira com mais de 50 anos foi substituída por um dispositivo de concreto em março deste ano, quando a outra ponte já estava precária.

O serviço foi feito em março deste ano e fazia parte de um pacote de recuperação emergencial de pontes rurais do município. "Era um local onde caminhões transitavam, mesmo com fortes chuvas. A Prefeitura me disse que era emergencial, mas vejo que não havia essa necessidade", conta.

Na ponte de concreto construída, várias árvores foram cortadas, inclusive uma planta centenária. Também não foram instaladas as canaletas para conter as enxurradas. "Foram destruídas árvores centenárias. Fico indignado com isso, pois para eu cortar uma árvore tenho que ter um projeto de compensação ambiental aprovado pela Cetesb", explica José Carlos Gomes.


A existência de vários buracos ao longo da estrada vicinal de acesso ao bairro da Prata é outra deficiência apontada pelos proprietários.


O vereador Joel Platibanda (PMN), que ouviu as reclamações dos moradores, afirmou que é obrigação do poder público recuperar o trecho com a maior rapidez possível. "Uma rodovia com mais de 50% do trecho comprometido não pode ficar nesta situação. As placas colocadas aqui não significam nada. É obrigação da prefeitura arrumar a estrada com urgência", disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: