Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
04/11/2013
TV Câmara participa do Seminário de Comunicação Pública de Uberlândia/MG

A TV Câmara de Araçatuba foi representada no 1º Seminário Regional de Comunicação Pública, realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro na Câmara Municipal de Uberlândia/MG. O seminário foi promovido em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara de Uberlândia, Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e ASTRAL [Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas].

O evento debateu a importância e os desafios para conquista da TV Legislativa digital. O legislativo araçatubense enviou o jornalista e publicitário Tiago Lotto, que ocupa o cargo de assessor chefe de comunicação da Câmara Municipal de Araçatuba.

A programação do seminário começou dia 31, com a palestra sobre "A importância da TV Legislativa como ferramenta de fortalecimento da democracia, transparência e participação popular". Na sequência, nova palestra, desta vez com o tema "Limites e possibilidades legais das TVs legislativas. Que conteúdo queremos, que conteúdo podemos?"

Ainda no dia 31 ocorreu um painel sobre as soluções técnicas e equipamentos para implantação da TV digital e apresentação dos expositores participantes do seminário. Os participantes, de 43 cidades do país, fizeram um debate que encerrou os trabalhos do dia.

Na sexta-feira, dia 01, a programação começou com apresentações de cases de sucesso e relatos de TVs Legislativas já implantadas no Brasil além de produção de conteúdo, programação e formação de equipes. Houve, também, palestra com o tema "Superando os desafios da produção de conteúdo e da formação de equipes para TV - O futuro que temos pela frente".

Segundo o presidente da ASTRAL, Rodrigo Lucena, o objetivo do seminário visou ampliar a rede de TVs legislativas no país. Ele explicou que há um canal consignado para a Câmara dos Deputados que é subdividido em quatro "sub canais": Senado Federal, as Assembleias Legislativas, as Câmaras Municipais e a própria Câmara dos Deputados. Cada um deles é capaz de oferecer uma programação 24 horas.

Lucena explicou que há uma série de etapas a serem cumpridas na criação das emissoras que vão preencher essa programação. "Orientamos as câmaras interessadas, organizamos a documentação, encaminhamos para o Ministério das Comunicações e acompanhamos o processo. Somos mediadores", disse.

Atualmente, dez câmaras municipais já possuem canais em funcionamento. As mineiras Pouso Alegre, Sete Lagoas e Uberaba, além de outras sete do interior paulista: Bauru, Barretos, Jacareí, Jaú, Piracicaba, Ribeirão Preto e Tupã.

"Outras 26 câmaras municipais já manifestaram interesse em iniciar o processo e, cerca de dez já têm o pedido em tramitação no Ministério das Comunicações", completou o presidente da ASTRAL.

O presidente da Câmara de Uberlândia, vereador Márcio Nobre, elogiou a iniciativa da TV Câmara Araçatuba. "É uma grata satisfação receber um representante de Araçatuba, grande cidade do interior paulista. Sabemos do trabalho feito pela TV Câmara de lá [Araçatuba]. É um trabalho sério e competente", disse o parlamentar.

A secretária de comunicação da Câmara dos Deputados, Evelin Maciel, disse que até 2018 o Governo Federal irá encerrar as transmissões analógicas da TV aberta, sendo, a partir daí, sinal digital em todo o país. "É um processo que irá levar tempo, porém quando a mudança for realizada, as TVs legislativas também estarão operando em sinal digital", frisou.

Evelin é, também, coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, sendo uma das principais responsáveis pela implantação das TVs Legislativas Digitais que iniciam seus trabalhos nas câmaras do Brasil.

"Esse seminário é mais um evento que discute este importante tema. Um novo encontro será agendado visando orientar câmaras de outras regiões do Brasil", comentou ela.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Foto: Tiago Lotto
Compartilhe: