Unidade de saúde da Água Limpa receberá nome de médico radiologista
O plenário da Câmara aprovou, durante a décima quinta sessão ordinária do ano, projeto de autoria do vereador Joaquim da Santa Casa (PDT), que denomina José Luis Madrid a Unidade de Atendimento e Odontológico, localizada no bairro rural da Água Limpa. A mesma homenagem já havia sido aprovada pela Câmara em 1998, por meio de projeto apresentado pelo ex-vereador Avelino Rocha, para denominação do Hemonúcleo Regional de Araçatuba. No entanto, também devido à legislação em vigência, a homenagem não pode ser efetivada.
José Luis Madrid passou toda sua vida em Araçatuba e só saiu da cidade para cursar medicina, no Rio de Janeiro (RJ). Ele trabalhava no Hospital Posse, em Nova Iguaçu (RJ), como médico radiologista, quando foi assassinado pelo médico radiologista Sérgio Antônio Baptistella.
O fato ocorreu há doze anos. Baptistella teria cometido o crime porque não se conformou com o fato de ter sido afastado do cargo de chefe da radiologia do Hospital da Posse pelo diretor Piloto, que nomeou para o seu lugar José Luiz Madrid.
Joaquim da Santa Casa explicou que a unidade da Água Limpa já existe há 20 anos. "Essa homenagem é mais que justa, pois a família Madrid é bastante conhecida e sempre contribuiu com o desenvolvimento de Araçatuba", disse. O parlamentar se comprometeu em levar o pai do médico, o professor José Luis Madrid, à unidade de saúde quando ocorrer o descerramento da placa com o nome de seu filho.
Os vereadores Cido Saraiva (PMDB), Edna Flor (PPS), Edval Antônio do Santos (PP) e Tieza (PSDB) também se pronunciaram sobre o projeto. Eles parabenizaram o autor da propositura pela iniciativa.