Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
27/02/2014
Usuários aprovam instalação de câmeras de vídeo nos coletivos

Tramita na Câmara Municipal de Araçatuba projeto de lei, de autoria do vereador Gilberto Batata Mantovani (PR), que dispõe sobre a instalação de câmeras de vídeo nos veículos de transporte coletivo urbano do Município. Na manhã da última quarta-feira (26/02), o parlamentar esteve no Terminal Rodoviário Urbano “Nelson Reis Alves”, no centro da cidade, para ouvir a opinião dos usuários sobre a propositura.

Conforme a matéria, já aprovada pelo plenário em primeira discussão e votação, as despesas decorrentes da implantação do sistema de segurança deverão ser custeadas pela empresa concessionária do serviço de transporte público. Já o Poder Executivo Municipal será responsável por regulamentar a lei, estabelecendo as punições pelo seu descumprimento.

“Conversamos com muitos usuários do transporte coletivo e 99% deles aprovam o projeto. Como representantes do povo, é nosso dever fazer leis que atendam as necessidades da população”, afirmou o vereador Gilberto Batata Mantovani. Ele pretende formar uma comissão para viabilizar a implantação da tecnologia. “Sabemos que, hoje, a empresa concessionária tem dificuldades para implantar o projeto. Por isso, vamos dialogar com a empresa, o Executivo e os usuários para que esse sistema possa se tornar realidade o mais rápido possível”, anunciou o parlamentar.

Usuários ouvidos pela reportagem aprovaram a ideia. Para eles, a presença de câmeras nos ônibus coletivos de Araçatuba não só inibirá a ocorrência de crimes, mas será também um instrumento de fiscalização da qualidade do serviço prestado. “Eu concordo com a colocação das câmeras para a segurança das pessoas que dependem do transporte público e também porque, às vezes, têm motoristas que são estúpidos com os passageiros”, opinou a balconista Bruna Fernanda Pereira.

A mesma opinião expressou a dona de casa Neuza Santos da Cruz. “Eu acho uma boa ideia filmar tudo o que acontece dentro dos coletivos: se há motorista falando no celular há muito tempo, se há ônibus quebrado. As pessoas ficam furiosas com isso”, revelou a passageira.

“Vai ser muito bom para inibir os ladrões, vigiar os motoristas e trazer melhorias para os idosos, que sofrem nos coletivos. Às vezes, eles nem chegaram na poltrona e o ônibus já arrancou, o que provoca quedas. Os motoristas deveriam ter um pouquinho mais de paciência”, completou o pedreiro Sidney da Glória.

O projeto de lei voltará à pauta de trabalhos legislativos da 6ª sessão ordinária do ano, em 10 de março, para segunda e última discussão e votação. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Suzy Faria // Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior