Valores pagos a Apreced são tema de requerimento
Durante o Grande Expediente da terceira sessão ordinária do ano, realizada nesta quarta-feira (17), o plenário aprovou requerimento de autoria do vereador Joel de Melo Platibanda (PMN) sobre eventuais pagamentos para a Apreced (Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Difusão da Cultura e Educação), organização social com sede no município de Santo André, contratada no ano passado para organizar conferências de educação.
Pelo requerimento, o vereador quer saber do prefeito Cido Sério (PT) se foram feitos pagamentos à instituição desde o dia 1º de novembro de 2009, bem como a finalidade, datas e respectivos valores.
O valor estimado no contrato firmado pela Prefeitura e pela organização é de aproximadamente R$ 1,8 milhão, dos quais R$ 220 mil já teriam sido pagos em 2009, em data anterior ao mês de novembro do mesmo ano.
Para o vereador Arlindo Araújo (PPS), o requerimento é oportuno ao aprofundar a discussão sobre um assunto amplamente debatido na imprensa e que já foi tema de questionamentos formais propostos por ele e pela presidente da Câmara, vereadora Edna Flor, do mesmo partido, no TCE (Tribunal de Contas do Estado).
"É importante que se saiba se a Prefeitura fez outros pagamentos a Apreced, até porque a sociedade não digeriu esse assunto ainda", afirmou o vereador Arlindo Araújo.