Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
10/05/2010 23:02:31
Veradores defendem menor carga horária de trabalho para profissionais de enfermagem

O Plenário aprovou durante os trabalhos da 15.ª sessão ordinária Moção de Apoio proposta pelo vereador Dr. Nava (PSC). A matéria defende sugestão que tramita na Câmara Federal de autoria do Senador Lúcio Alcântara (PSDB/CE)  fixando a jornada de trabalho dos profissionais da área de enfermagem em trinta horas semanais.


 Atualmente, a carga semanal de trabalho desses profissionais, que congrega enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, é de quarenta e quatro horas semanais. "Os profissionais de enfermagem permanecem na assistência durante as vinte e quatro horas do dia e nos trezentos e sessenta e cinco dias do ano, tratando-se de atividade essencial na organização e no funcionamento de todos os serviços de saúde, públicos e privados", lembrou o autor do projeto.


Nava também disse que a Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização das Nações Unidas (ONU), recomenda a jornada de trinta horas para a categoria  sob o argumento de que favorece e melhora a qualidade no atendimento aos pacientes.

Durante a discussão do projeto, também usaram a tribuna os vereadores Professor Claudio Henrique as Silva (PMN), Platibanda (PMN) e Joaquim Pereira de Castilho (PDT). Todos foram unânimes em dizer que os profissionais em questão são merecedores desse benefício. "É uma profissão muito penosa que merece esse apoio dos dirigentes políticos.", argumentou professor Claudio.

 O vereador Joaquim Pereira de Castilho, que trabalhou como enfermeiro, lembrou que  no  início de sua carreira trabalhava 40 horas semanais. "Já lutei muito pelas 30 horas semanais e  sofri grande  desgaste político como vereador por não ter conseguido esse benefício quando fui vereador . Essa moção é justa e  os hospitais vão  ter que se  adequar a essa nova realidade porque  90 % dos enfermeiros que trabalham nesses locais  fazem 36 h semanais.  A redução  vai onerar a folha de pagamento dos hospitais, mas é necessária. ",finalizou.  

Fonte: Assessoria de Comunicação : Fátima Mantello / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior