Vereador Batata propõe à Prefeitura criação de sistema cicloviário
Para viabilizar o uso seguro da bicicleta como meio de transporte e lazer, o vereador Gilberto Batata Mantovani (PR) está propondo a criação de um sistema cicloviário no Município. Um anteprojeto de lei foi apresentado à Prefeitura, na última sexta-feira (03/06). É de iniciativa do Poder Executivo a elaboração de lei sobre o assunto.
A proposta do parlamentar prevê a instalação de ciclovias (pistas exclusivas e permanentes para a circulação de bicicletas, separadas fisicamente do restante da via), a adoção de ciclofaixas (espaços temporários para o fluxo de bicicletas) e a construção de bicicletários (locais destinados para estacionamento de bicicletas).
Entre as vias sugeridas para receber o traçado do sistema cicloviário estão a rua dos Fundadores, a rua Aguapeí, a vicinal João Cazerta e as avenidas Joaquim Pompeu de Toledo, Café Filho, Abrão Buchalla e Odorindo Perenha. Na avenida José Ferreira Batista, o vereador propõe o prolongamento da ciclovia já existente no local.
“A gente já sabe que o trânsito em Araçatuba não é muito bom. Precisamos de alternativas. E a bicicleta é um meio de transporte muito viável, porque não polui e, ao mesmo tempo, pratica-se um esporte. Araçatuba tem quase 90 mil bicicletas e muitas estão encostadas. Precisamos estimular a população a andar mais de bicicleta. Para isso, precisamos oferecer segurança”, justificou Batata.
Na terça-feira (07/06), o vereador esteve com o prefeito Carlos Hernandes (PMDB) nas avenidas Joaquim Pompeu de Toledo e Café Filho para verificar a execução da proposta. “Vi o anteprojeto e entendo que eu e o vereador Batata temos a mesma preocupação. Os nossos munícipes estão acostumados a trafegar de bicicleta por toda a cidade, uns para trabalhar, outro por lazer. Por isso, precisamos de um sistema cicloviário que funcione bem”, disse Hernandes.
DATAS COMEMORATIVAS
O ciclismo e os ciclistas estão contemplados ainda em dois projetos de lei, de autoria do vereador Batata, já protocolados na Casa. Um deles institui o Dia Municipal do Ciclista em 19 de agosto. O outro cria a Semana Municipal do Ciclista na segunda quinzena do mês de agosto.