Vereador cobra Prefeitura sobre troca de grades em escolas
A instalação de grades nas escolas municipais voltou a ser debatida durante os trabalhos da 10ª sessão ordinária do ano da Câmara de Araçatuba. Com vários questionamentos sobre a troca de grades nas escolas, o requerimento de informações oficiais, de autoria do vereador Joel Platibanda (PMN), foi aprovado pelo Plenário.
Em cinco perguntas que serão encaminhadas ao Executivo, o vereador quer saber o valor, por metro quadrado, das grades instaladas, o total do material utilizado para cercar as unidades escolares, a destinação dos dispositivos retirados, o custo total dos serviços e a empresa executora dos serviços.
Durante a discussão do documento, o vereador Joel Platibanda criticou a administração pela substituição das grades nas escolas. "Ao invés de investir nas crianças, estão investindo nas grades", atacou. A secretaria de Educação e a responsável pela pasta, Beatriz Soares Nogueira, também foram criticadas pelo parlamentar.
Em apoio ao teor do requerimento, a vereadora Tieza (PSDB) destacou a importância da solicitação para o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. "Concordo que os secretários devem entender de licitação e planejamento para haver a aplicação correta dos recursos públicos. Acho a solicitação oportuna para subsidiar o vereador na análise de futuras demandas necessárias ao ambiente escolar", afirmou.
Ao contrário de Platibanda, os vereadores Profª Durvalina (PT) e Prof. Cláudio (PMN) defenderam a administração. "A colocação das grades foi feita pensando na segurança das escolas e das crianças que lá estudam. O objetivo é melhorar as condições do ambiente escolar", disse Profª Durvalina.
"Todas as escolas onde estão sendo feitas as mudanças são antigas. A tabela de preços das grades está disponível no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação", apontou Prof. Cláudio.
O requerimento de informações deve ser respondido em 15 dias pela Prefeitura.