Vereador Joaquim acompanha atividades do projeto "Basquete Clube"(Veja Vídeo)
Cerca de 30 crianças e adolescentes participaram, nesta segunda-feira, 10/01, de uma série de atividades esportivas do projeto municipal "Basquete Clube". O evento, que ocorre durante todo o dia de hoje, é realizado em frente ao Ginásio Municipal Dr. Plácido Rocha, na Vila Estádio. O vereador Joaquim da Santa Casa (PDT) e o prefeito Cido Sério (PT) visitaram o local.
Idealizado por Cláudia Cristina Crepaldi, atual secretária de Esporte, Lazer e Recreação da Prefeitura de Araçatuba, o projeto surgiu em 2002 e envolve 400 estudantes de regiões periféricas da cidade no período de férias escolares.
Na edição deste ano, participam alunos com idades entre 8 e 18 anos do bairro Vista Verde. Embora a atração principal seja o basquete, outras modalidades de esporte também puderam ser praticadas, como damas e xadrez. No local, também foi montado um pula-pula, que divertiu as crianças. Outro destaque do evento foi a visita a um ônibus itinerante, adaptado para avaliar fisicamente os alunos.
De acordo com a secretária Cláudia Crepaldi, a iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão social de crianças e adolescentes. "É uma forma de trazer as crianças para cá, tirá-las da ociosidade e permitir a interação com a comunidade", explica.
Em visita ao local, o vereador Joaquim da Santa Casa (PDT) ressaltou a importância do projeto "Basquete Clube". "Esse trabalho tira as crianças da rua. Nós vimos que existiam 15 escolinhas de futebol em Araçatuba e ficaram apenas cinco, então nós vamos lutar para que essa proposta continue tendo um suporte", disse.
A estudante Camila Cristina Silva dos Santos, 14, participou do jogo de basquete pelo segundo ano consecutivo. "É importante porque ajuda na coordenação motora do meu corpo é e um esporte gostoso", disse a adolescente.
Para Mariana Camila da Silva, 13, que passou para o 7º ano do ensino fundamental, a atividade física preenche o espaço ocioso das férias. "Jogar basquete é melhor que ficar em casa assistindo TV, porque distrai e é bom para a saúde", avalia.