Vereador Joaquim da Santa Casa cobra melhorias em praças(Veja Vídeo)
O vereador Joaquim da Santa Casa (PDT) quer mais cuidados da administração com as praças municipais. Ele visitou algumas e encontrou vários problemas que pedem reformas e manutenção. A principal da cidade, a Rui Barbosa, por exemplo, está totalmente descaracterizada na opinião do parlamentar. "Aqui falta um projeto amplo de paisagismo e jardinagem que leve em conta também a importância histórica do lugar", disse.
O parlamentar criticou o aspecto da fonte que fica no centro da praça. Ele acha que a construção não está em harmonia com o lugar e ainda se encontra abandonada e sem utilidade. Para o vereador, os jardins públicos devem integrar-se aos centros urbanos de forma a suavizar o seu visual. "Além de referências históricas, estes espaços devem embelezar o ambiente e remeter as pessoas ao contato com a natureza e com o belo", opinou.
Para o parlamentar, seria preciso uma completa reestruturação do lugar com a retirada dos canteiros circundados por pequenos muros. "Estes espaços estão abandonados e só o mato cresce neles. Seria melhor que a praça fosse totalmente livre, sem obstáculos e com um grande gramado", sugeriu. Joaquim também notou que as pequenas árvores da praça não estão devidamente podadas, dando um ar de abandono ao lugar.
A falta de segurança é outro item preocupante para o vereador. "As praças hoje devem ser abertas, bem iluminadas, com bastante visibilidade para que as pessoas que transitam pelo lugar possam visualizar toda a sua extensão. É claro também que devem contar com a fiscalização da força policial", disse
O vereador também visitou a praça Getúlio Vargas, que vive uma outra realidade. Ela passou por reformas, com a ajuda da iniciativa privada, está mais bonita e transformou-se num centro esportivo ao ar livre. A população aprovou e utiliza o espaço, mas a falta de manutenção nos aparelhos de ginástica instalados no lugar, por exemplo, está comprometendo o investimento.
Durante a visita, o vereador disse que, além da revitalização das praças, é preciso criar meios para que o patrimônio público seja preservado e cumpra da melhor forma a sua função de servir à comunidade. "No caso deste espaço, a presença de monitores de educação física, de técnicos para pequenos reparos e o cuidado da própria população fariam a diferença", finalizou.