Vereador quer regularizar uso de lixeiras em condomínios(Veja Vídeo)
Projeto de lei do vereador Arlindo Araújo quer proibir os condomínios de Araçatuba de instalarem ou manterem lixeiras nas calçadas. Isso por que o lixo acumulado em sacolas plásticas é deixado praticamente o dia todo sob o sol escaldante de Araçatuba, exalando forte mau cheiro e pingando chorume. O projeto estabelece que condomínios novos devem instalar as lixeiras em uma área interna do condomínio.
Sonia Maria Pires convive com essa situação. Ela mora em frente a uma lixeira de um condomínio localizado no alto da Saudade. "De manhã, os moradores colocam o lixo disponível nas lixeiras instaladas atrás do condomínio, sendo que a coleta só acontece no final da tarde ou no começo de noite. Catadores e cachorros derrubam o lixo no chão levando mau cheiro nas residências próximas da lixeira.
Outro problema é o tamanho das lixeiras de condomínios é o tamanho. O condomínio localizado na rua Honório de Oliveira Camargo Junior, no bairro Traitú é o que mais chama a atenção. A lixeira ocupa mais da metade da calçada.
O projeto estabelece um prazo para que os condomínios que já existam, façam as devidas mudanças, caso a proposta seja aprovada.
Um condomínio localizado entres as ruas Tabajaras e Duque de Caxias, já está adequado a lei. A lixeira está próxima do muro com uma espécie de janela para que os lixeiros tenham acesso. A medida contribuiria para uma cidade mais limpa.