Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
28/01/2013 09:21:01
Vereadora Beatriz propõe mandato participativo

Construir um mandato participativo é o desejo da vereadora Beatriz Soares Nogueira (PT), que ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de Araçatuba pela primeira vez. Para isso, ela colocará em prática uma ideia apresentada durante a campanha eleitoral: o gabinete móvel. "Ao invés de esperar a comunidade vir à Câmara, a Câmara deve buscar a comunidade", explicou a parlamentar. A proposta é realizar reuniões quinzenais em residências de moradores para debater as necessidades de cada bairro. "O ideal é que a população supere a fase da democracia representativa e acompanhe os debates. Isso é democracia direta e real", opinou Beatriz.

Um dos projetos que a vereadora pretende discutir com a comunidade araçatubense é a implantação do CEU (Centro Educacional Unificado) no Município. Trata-se de uma política do Partido dos Trabalhadores, inicialmente concretizada na cidade de São Paulo, durante o governo de Marta Suplicy. "O projeto do CEU é muito mais do que uma escola grande ou um clube, como as pessoas pensam. Ele é mais um processo de organização social, de empoderamento da população local, que se reúne e discute o que é melhor para ela. Esse é um projeto que vamos, em sintonia com o governo municipal, discutir com toda a comunidade e transformar em lei", adiantou Beatriz.

Atuante na Educação desde 1989 - como professora de Línguas Portuguesa e Inglesa, diretora de escola, supervisora de ensino e, recentemente, Secretária Municipal de Educação de Araçatuba -, Beatriz pretende como vereadora transformar as políticas de governo existentes nessa área em políticas de Estado. "O projeto 'Fazer Em Cantos', por exemplo, é um política de governo. Se vier outro prefeito, pode tirar. Mas, transformando-o em projeto de lei, independente do prefeito que entrar, ele terá que se efetivar", disse.

A vereadora, porém, garante que a Educação não será sua única área de atuação na Câmara Municipal. "O que me trouxe à Câmara foi o meu trabalho na Educação. Eu sou da Educação desde sempre. A minha vida é na Educação. Mas, não vou trabalhar só nessa área", anunciou. Beatriz elencou os direitos sociais e econômicos, o desenvolvimento econômico e sustentável, o meio ambiente e a mulher como temas também prioritários. "Até porque o meu grupo de trabalho vai muito além da Educação. Os sem-terra, os assentados, os produtores rurais, os ambientalistas, os educadores, todos eles contribuíram para a discussão das prioridades do meu mandato", continuou.

Filiada ao PT desde 1989, mesmo partido do prefeito reeleito Cido Sério, Beatriz não escondeu que trabalhará em conjunto com o governo municipal para fortalecer o projeto - qualificado por ela de transformador - do Partido dos Trabalhadores na cidade. "Como vereadora, vou atuar sempre pautada por esse projeto que realmente transforma a vida das pessoas. Tem gente que acha que o papel do vereador é só participar das sessões. E não é isso. O vereador tem uma função social, que é a de transformar a vida das pessoas. Utilizarei meu mandato para isso", comprometeu-se. 
Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior