Vereadora Durvalina visita Centro de Convivência do Idoso
A vereadora Durvalina Garcia (PT) visitou na tarde de terça-feira (26/05) o CCI, Centro de Convivência do Idoso “Maria Henrique Lacerda”, no bairro Chácaras Arco-Íris. A parlamentar foi recebida pela coordenadora do programa, Sabrina Ferreira Chaves, pelos profissionais que atuam no local e pelos idosos que participam do programa.
Inaugurado há dois anos, o centro atende atualmente 55 idosos, sendo 42 mulheres e 13 homens, com idade igual ou superior a 60 anos. Os usuários participam das atividades que acontecem de segunda a sexta-feira em período integral, recebem alimentação, transporte e contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais como enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, além de atendimento médico mensalmente.
As oficinas de dança, artesanato educação física são disputadas. Dona Joana completou 92 anos em abril deste ano e é a participante mais idosa do centro, a idade avançada não a impede de realizar qualquer atividade proposta, seja física ou intelectual. Na aula de ginástica, por exemplo, ela se mostra muito animada e acompanha todos os movimentos indicados pelo professor. “Na minha casa eu estava sozinha, não tinha com quem conversar e estava muito triste, mas aqui no centro eu recuperei a minha disposição, minha saúde, fiz ótimos amigos e principalmente resgatei minha alegria de viver”, disse a idosa entusiasmada.
Assim como Dona Joana, os demais usuários do programa demonstram alegria e muita disposição em frequentar o espaço, interessam-se pelas atividades e pelos companheiros, como explicou a coordenadora do centro, Sabrina Ferreira Chaves. “O CCI tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social, é um espaço de atendimento e convivência social, visando a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima.”,destacou a coordenadora.
Durante a visita, a vereadora Durvalina fez questão de conhecer de perto todas as atividades desenvolvidas e conversou com os usuários. “Esse é um projeto que realmente valoriza o ser humano e que atende as necessidades do público-alvo. Fiquei emocionada com os relatos que ouvi aqui, todos de elogio ao trabalho desenvolvido. Vê-los satisfeitos assim é o que vale pena”, finalizou a parlamentar.