Vereadora Edna Flor quer lombadas em cruzamento perigoso(Veja Vídeo)
Ausência de lombadas e declives acentuados resultam em alta velocidade, o que contribui para o aumento das estatísticas de acidentes de trânsito. São esses os fatores que tornam o cruzamento das ruas Tupinambás, no bairro Morumbi, e Sarjob Mendes, no Jardim Icaray, com o prolongamento da avenida Joaquim Pompeu de Toledo um dos mais perigosos da cidade. Preocupada com a segurança dos motoristas, motociclistas e ciclistas que trafegam pelo local, a vereadora Edna Flor (PPS) solicitou à Prefeitura a instalação de redutores de velocidade naquela região.
Aqueles que moram ou trabalham nas imediações desse cruzamento relatam que manobras arriscadas e acidentes de trânsito são frequentes no local, principalmente nos horários de pico: ao meio-dia e às cinco e meia da tarde. "Os barulhos de freadas bruscas são constantes por aqui. Pelo menos quinzenalmente acontecem acidentes. Esses dias, um motociclista não resistiu e acabou morrendo", conta o comerciante Luiz Ferreira de Mello, que há 19 anos reside na esquina das ruas Laurindo Caetano de Andrade e Tupinambás.
Atravessar essas vias é praticamente uma missão impossível. "Quando preciso ir ao mercado, é um sacrifício", completa Mello. A descida de veículos em alta velocidade também amedronta a dona de casa Neuraci da Silva Motta, que mora no Jardim Icaray e sempre passa pelo cruzamento a pé. "Outro dia, quase fui atropelada. As motos tiram 'fininha' da gente. É preciso muito cuidado e atenção", recomenda dona Neuraci.
A situação torna-se ainda mais perigosa com a passagem de estudantes. "É comum crianças de bicicleta se assustarem com os veículos, passarem por cima do canteiro da avenida e caírem. Nós é quem as socorremos e chamamos o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência)", conta o frentista Damião Luiz de Souza, que há cinco anos trabalha em um posto de combustíveis localizado no cruzamento. Se não bastasse, muitos motoristas não respeitam a pouca sinalização existente no local. "Aqui, ninguém respeita ninguém. Ficamos abismados com o que vemos", lamenta Souza.
Todos são unânimes em afirmar que a instalação de lombadas no local amenizaria os riscos de acidente. "Seriam necessárias pelo menos duas lombadas", calcula Souza. "Quando havia lombadas na rua Tupinambás, ocorriam menos acidentes", constata Mello. O poder Executivo ainda não respondeu à indicação da vereadora Edna Flor.