Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
14/10/2013
Vereadores acompanham implosão do antigo Hospital Modelo

Às 12h25 do último sábado (12/10), um longo toque de sirene anunciou o fim do principal "elefante branco" de Araçatuba. Em poucos segundos, o prédio do antigo Hospital Modelo foi ao chão. O presidente da Câmara Dr. Jaime (PTB) e os vereadores Cido Saraiva (PMDB), Beatriz (PT), Professor Cláudio (PMN), Gilberto Batata Mantovani (PR) e Rivael Papinha acompanharam a implosão, que começou a desenhar um novo cenário para o cruzamento da avenida Brasília com a rua Liberdade.

Os preparativos para a implosão começaram logo cedo. Desde às nove horas da manhã, equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estavam a postos. Numa área de 150 metros ao redor do edifício, nove trechos de ruas foram interditados e 161 imóveis evacuados. Um posto de comando foi montado na rodoviária para abrigar espectadores, imprensa e autoridades.

O prefeito Cido Sério (PT) chegou ao local acompanhado do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, minutos antes de acionar a detonação dos 75 quilos de explosivos. "Estou ansioso para apertar o botão. A expectativa é muito grande", confessou o chefe do Poder Executivo. O deputado estadual Roque Barbiere (PTB) também estava presente.

A Prefeitura desembolsou R$ 800 mil para implodir o prédio do antigo Hospital Modelo. O serviço foi executado com êxito, na avaliação dos responsáveis pelo procedimento. "Essa implosão foi um sucesso. Tudo ocorreu dentro do programado", comemorou Giordano Bruno Pinto, diretor da empresa Fábio Bruno Construções Ltda., do Rio de Janeiro.

Logo após a implosão, prefeito e vereadores conferiram de perto os mais de 5,5 mil metros cúbicos de escombros que restaram do edifício. O entulho será agora triturado e utilizado na recuperação de estradas e ruas de terra cidade. Já a área de dez mil metros quadrados vai abrigar uma Praça da Justiça com um anexo do Fórum de Araçatuba. "O início da licitação está programado para o ano que vem. Esperamos começar a obra o mais breve possível", anunciou o vice-presidente do TJ/SP.

Os vereadores presentes comentaram o momento histórico. "É um dia memorável para Araçatuba. Depois de décadas, estamos livres daquela coisa que enfeiava a principal avenida da nossa cidade", disse o presidente da Câmara, vereador Dr. Jaime. "É uma emoção muito grande. Agradeço a todos que colaboraram pelo trabalho que foi feito aqui", falou o vereador Rivael Papinha. "Essa é uma conquista dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que trabalharam juntos para que isso pudesse acontecer", avaliou o vereador Gilberto Batata Mantovani.

O vereador Cido Saraiva lembrou que fez parte de uma comissão especial que buscou soluções para o prédio do antigo hospital modelo. "Parabenizo essa comissão, que foi formada por mim e pelos então vereadores Professor Cláudio, Joaquim da Santa Casa e Edval. Tivemos a oportunidade de ir até São Paulo e ajudar a realizar o sonho de ver esse prédio totalmente no chão", afirmou o parlamentar.

Para os vereadores Beatriz e Professor Cláudio, a implosão foi um marco no desenvolvimento da cidade. "A queda do Hospital Modelo é um divisor de águas. São novos tempos para Araçatuba", comentou Beatriz. "Deixo aqui os parabéns para a administração municipal por mais uma conquista, que ficará para a história de Araçatuba", finalizou Professor Cláudio.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior