Vereadores apoiam implantação de oito novos cursos pela Unesp
Em discussão única, os vereadores de Araçatuba aprovaram durante os trabalhos da vigésima nona sessão ordinária, uma moção de apoio à implantação dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia, Agronomia, Ciências Biológicas e Enfermagem, na Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba.
A moção foi elaborada pela vereadora Profª Durvalina Garcia (PT), logo após a assinatura do documento de apoio institucional para o projeto, feita pelo prefeito Cido Sério (PT) e pelo diretor do campus local Dr. Pedro Felícia Estrada Barnabé.
Na opinião da parlamentar, a instalação dos oito novos cursos vai representar um grande avanço na área educacional do município, beneficiando a comunidade de Araçatuba e região, inclusive possibilitando maior articulação de pesquisas científicas.
"O pedido feito pela Unesp para a implantação desses novos cursos já conta com o apoio de pelo menos 17 entidades dos setores público e privado de Araçatuba. Acho importante também que o Legislativo se manifeste nesse assunto e podemos começar justamente com essa moção de apoio", ressalta a parlamentar.
Durvalina Garcia destacou ainda a qualidade do ensino oferecido pela universidade, classificada entre as melhores instituições do país, com um corpo docente altamente qualificado.
O vereador Edval Antônio dos Santos (PP) também se pronunciou sobre o assunto. "Nossa cidade é sede regional da Unesp e agora precisamos nos unir e fazer um movimento para que os novos cursos também venham fazer parte da grade do campus local", disse.
Dr. Nava (PSC) lembrou que Araçatuba dispõe de áreas para ceder à Unesp, a fim de abrigar os novos cursos. "Mesmo que não seja do município, há áreas pertencentes ao Estado que podem ser utilizadas para essa finalidade. Se for o caso, vamos nos unir para conseguir esse espaço", sugeriu.
A vereadora Tieza (PSDB) destacou a importância da implantação de um curso de medicina para Araçatuba. "Com certeza a gente assina essa moção de apoio e faremos o esforço que for necessário para que o município passe a contar com uma faculdade de medicina", explicou.
Líder do prefeito na Câmara, o vereador Joaquim da Santa Casa (PDT) lembrou nas cidades onde há faculdades de medicina, o atendimento de saúde da população é bem melhor. "Araçatuba precisa ter urgentemente uma faculdade dessa", concluiu.
A moção de apoio será encaminhada agora ao governador do Estado, Alberto Goldman; ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Barros Munhoz; aos líderes dos partidos políticos representados na Assembléia; e ao reitor da Unesp, Herman Jacobus Cornelis Voorwald.