Vereadores apoiam protesto de professores e alunos contra mudanças na Educação
A Câmara Municipal de Araçatuba manifestou apoio ao protesto do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e da Associação dos Estudantes Secundaristas de Araçatuba (Aesa) contra a proposta de reestruturação das escolas estaduais anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
A adesão da Câmara à causa do sindicato e dos estudantes tem como base um requerimento de apoio aprovado durante a 32ª sessão ordinária do ano, realizada ontem (5). O documento é assinado pelas vereadoras Beatriz e Professora Durvalina Garcia – ambas do PT – e pelos vereadores Cido Saraiva (PMDB), Gilberto Batata Mantovani (PR), Rivael Papinha (PSB) e Dr. Jaime (PTB).
Durante os discursos em plenário, os vereadores reforçaram as críticas do sindicato e dos estudantes ao governo do Estado que não concordam com o plano de distribuir em prédios diferentes as escolas destinadas aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O provável fechamento de escolas da rede estadual também foi criticado pelos parlamentares.
Os autores do requerimento entendem que a reestruturação a ser implantada pelo Estado deveria propor a redução do número de estudantes por sala, melhorar os equipamentos das escolas para garantir a qualidade do ensino e aumentar os salários dos professores.
Déficit
A educação pública também foi o tema de dois dos três requerimentos aprovados na Câmara ontem à noite. O vereador Arlindo Araújo (PPS) é autor dos três pedidos de informação oficial que deverão ser respondidos pelo prefeito Cido Sério dentro de 15 dias.
No primeiro deles, Arlindo Araújo questiona o investimento já feito pela Prefeitura para construir uma escola municipal no bairro Porto Real, cujas obras estariam atrasadas há três anos, segundo o autor. O vereador pergunta ainda os motivos do atraso e o que o município tem feito para suprir a carência de vagas no ensino infantil (creche).
Em outro requerimento, Arlindo Araújo pede informações ao prefeito de Araçatuba quanto à falta de professores que atuam na rede básica de ensino.
Por fim, o plenário concordou com outro requerimento do vereador Arlindo Araújo que pede à Prefeitura cópias das prestações de contas apresentadas da empresa Soluções Ambientais Araçatuba (Samar), responsável pelos serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto, durante os quatro anos que atua na cidade.