Vereadores aprovam novas regras para a concessão honrarias
Durante a primeira sessão ordinária do ano, que aconteceu na segunda-feira, dia 02/02, os vereadores aprovaram , em primeira discussão, o item único da pauta de autoria do vereador Arlindo Araújo (PPS). A matéria regulamenta a concessão de honrarias oferecidas pela Câmara.
O projeto prevê a necessidade da apresentação de certidões que comprovem a idoneidade criminal e financeira do homenageado, reduz para dois, o número de homenageados por vereador em cada legislatura e ainda atribui responsabilidade quanto às despesas decorrentes da transmissão da sessão solene em canal aberto para o homenageado ou o vereador autor do projeto.
A vereadora Tieza apresentou uma emenda supressiva ao projeto. A intenção dela foi a de retirar a necessidade da avaliação financeira da pessoa a ser homenageada. Para ela, essa questão não pode ser considerada um critério de análise para homenagens dessa natureza. A discussão do projeto girou em torno desta questão. Vários vereadores falaram: a própria Tieza, os vereadores Dr. Nava, Platibanda, Cido Saraiva, Edval Antônio dos Santos, Joaquim da Santa Casa e as vereadoras Professora Durvalina e Edna Flor.
Ao final, a vereadora resolveu retirar a emenda e os parlamentares decidiram estudar melhor o assunto e apresentar sugestões na próxima votação do projeto, que acontece na segunda-feira, nove de fevereiro.
A primeira sessão do ano foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, canal 96 do sistema Net de TV a cabo, pela TV Birigui - canal 19, pela WEB/TV, disponível nesse site, e pela rádio Jovem Pan, Jovem Luz.