Vereadores aprovam projeto que vai permitir a realização de concurso público
Com nove votos favoráveis e um contrário, os vereadores aprovaram em discussão única o projeto de autoria do Executivo Municipal que altera o Plano Plurianual de 2010/ 2013 do Município para criar novos cargos de carreira que serão preenchidos mediante concurso público.
Serão criadas novas vagas em áreas como educação, saúde e administração. Segundo a justificativa que acompanha o projeto, a criação dos cargos se faz necessária devido às mudanças ocasionadas pela recente reforma administrativa da prefeitura.
Os estudos preliminares realizados pelos técnicos da Secretaria Municipal da Fazenda e do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura demonstram que os cargos a serem criados não vão proporcionar impacto orçamentário, visto que os gastos com os cargos em comissão que serão extintos eram maiores, apesar de serem em menor número.
O vereador professor Claudio Henrique da Silva (PMN) elogiou a iniciativa. "Esse projeto é importante porque vai permitir que a máquina pública ande melhor e na medida da realidade orçamentária serão chamados os funcionários", explicou.
Para o vereador Dr. Nava (PSC) é positivo acabar com temporários e terceirizados na administração. "Eu verifico aqui que não há impacto e por esse motivo não precisamos esperar. Já que podemos criar esses cargos em caráter de urgência, também o processo de preenchimento das vagas deve ser rápido", opinou.
O vereador Arlindo Araújo, que votou contrário ao projeto, questionou a necessidade de contratar novos funcionários com tanta urgência, visto que a Administração propaga que tudo funciona perfeitamente nas secretarias, como testemunhou recentemente a Secretaria de Educação, Beatriz Soares Nogueira, na tribuna da Câmara, quando foi sabatina pelos vereadores. "Agora tudo mudou? Eu vou votar contra", informou.
A vereadora Durvalina Garcia (PT) saiu em defesa do trabalho desenvolvido pela secretaria de educação, mas lembrou que é preciso regularizar situações, como a dos ASGS - Agentes de Serviços Gerais - que desempenham outras funções, mas ganham salários inferiores à natureza da função.
A vereadora Edna Flor (PPS) enfatizou que a administração púbica deve seguir princípios de oportunidade. "Não é oportuno aprovar esse projeto agora, antes de resolver problemas de algumas categorias como a dos motoristas, coveiros e do pessoal da brigada de incêndio. "Na minha concepção não se amplia uma casa enquanto há goteiras nela",
Também o vereador Edval Antônio dos Santos (PP) e a vereadora Tieza (PMDB) se pronunciaram sobre assunto, ressaltando a importância da criação de novas vagas para cargos efetivos.