Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
27/05/2014
Vereadores aprovam três projetos durante 17.ª sessão ordinária

Durante os trabalhos da 17.ª sessão ordinária do ano, os vereadores analisaram cinco projetos, destes três foram aprovados e dois rejeitados. 
 
O primeiro item analisado e aprovado por unanimidade  durante os trabalhos foi o  projeto de lei complementar, de autoria do vereador Dr. Jaime (PTB). A matéria  altera dispositivos da lei que instituiu o Sistema Tributário no Município que  prevê a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) nas construções residenciais que sejam o único imóvel do contribuinte e cuja área construída não exceda 70 metros quadrados.
 
A sugestão recebeu duas emendas, uma de autoria do autor do projeto e outra pela vereadora Tieza (PSDB). Apenas a proposta do vereador Dr Jaime foi aprovada, a emenda  inclui, junto às outras exigências, os imóveis adquiridos através de programas habitacionais desenvolvidos pela União, Estado e Município na isenção do IPTU.   
 
Da mesma forma, em regime de urgência, foi aprovado, o projeto de lei do Executivo que inclui a Associação Amorexigente de Araçatuba no anexo da lei nº 7.559/2013, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2014. O  objetivo da matéria é  possibilitar o desenvolvimento de ações conjuntas entre o Município e a entidade para o atendimento de crianças e adolescentes dependentes de álcool e drogas.
 
O terceiro projeto analisado foi de autoria do vereador Dr Nava . A proposta de emenda à Lei Orgânica do Município revogava o parágrafo primeiro do artigo 22 da lei que prevê verba indenizatória para o presidente da Casa. A matéria foi rejeitada por sete votos contrários e cinco favoráveis. Dr Jaime justificou o voto contrário, dizendo prefere não receber qualquer tipo de indenização mas prefere deixar para que os próximos presidentes decidam se querem ou não receber o benefício. Também de autoria do vereador Dr Nava, o quarto projeto analisado foi rejeitado pela maioria. A matéria dava nova redação ao inciso III do art. 23 da Lei Orgânica do Município que disciplina as situações em que o Presidente da Câmara tem direito a voto.
 
De autoria dos vereadores Professor Cláudio (PMN), Gilberto Batata Mantovani (PR) e Beatriz (PT), foi aprovado por unanimidade o  projeto de lei complementar que altera dispositivos da lei que dispõe sobre os profissionais da educação básica e sobre a reorganização do Estatuto, Plano de Carreira, Vencimentos e Salários do Magistério Público do Município de Araçatuba. O objetivo é o de  adequar a legislação municipal ao texto de decreto estadual que trata da acumulação de dois cargos de professor para permitir que os horários pré-estabelecidos para a acumulação de cargos dos professores sejam mais flexíveis. 
 
 
Os demais projetos não deliberados voltam a pauta de votação da próxima sessão ordinária, que acontece  segunda-feira (02/06).  
 
Durante o Pequeno Expediente, o vereador  Carlinhos Santana (PDT) usou a tribuna para falar assunto de sua livre escolha.
 

A 17ª sessão ordinária foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, no Canal 96 do Sistema Net de TV a cabo em sinal analógico; pela TV Birigui, no canal 19 em sinal aberto; pela Rádio Cultura AM 1.340 kHz e pela WEB TV, disponível neste site.  

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Fátima Mantello //Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior