Notícias
27/05/2014
Vereadores aprovam três projetos durante 17.ª sessão ordinária
Vereadores aprovam três projetos durante 17.ª sessão ordinária
Durante os trabalhos da 17.ª sessão ordinária do ano, os vereadores analisaram cinco projetos, destes três foram aprovados e dois rejeitados.
O primeiro item analisado e aprovado por unanimidade durante os trabalhos foi o projeto de lei complementar, de autoria do vereador Dr. Jaime (PTB). A matéria altera dispositivos da lei que instituiu o Sistema Tributário no Município que prevê a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) nas construções residenciais que sejam o único imóvel do contribuinte e cuja área construída não exceda 70 metros quadrados.
A sugestão recebeu duas emendas, uma de autoria do autor do projeto e outra pela vereadora Tieza (PSDB). Apenas a proposta do vereador Dr Jaime foi aprovada, a emenda inclui, junto às outras exigências, os imóveis adquiridos através de programas habitacionais desenvolvidos pela União, Estado e Município na isenção do IPTU.
Da mesma forma, em regime de urgência, foi aprovado, o projeto de lei do Executivo que inclui a Associação Amorexigente de Araçatuba no anexo da lei nº 7.559/2013, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2014. O objetivo da matéria é possibilitar o desenvolvimento de ações conjuntas entre o Município e a entidade para o atendimento de crianças e adolescentes dependentes de álcool e drogas.
O terceiro projeto analisado foi de autoria do vereador Dr Nava . A proposta de emenda à Lei Orgânica do Município revogava o parágrafo primeiro do artigo 22 da lei que prevê verba indenizatória para o presidente da Casa. A matéria foi rejeitada por sete votos contrários e cinco favoráveis. Dr Jaime justificou o voto contrário, dizendo prefere não receber qualquer tipo de indenização mas prefere deixar para que os próximos presidentes decidam se querem ou não receber o benefício. Também de autoria do vereador Dr Nava, o quarto projeto analisado foi rejeitado pela maioria. A matéria dava nova redação ao inciso III do art. 23 da Lei Orgânica do Município que disciplina as situações em que o Presidente da Câmara tem direito a voto.
De autoria dos vereadores Professor Cláudio (PMN), Gilberto Batata Mantovani (PR) e Beatriz (PT), foi aprovado por unanimidade o projeto de lei complementar que altera dispositivos da lei que dispõe sobre os profissionais da educação básica e sobre a reorganização do Estatuto, Plano de Carreira, Vencimentos e Salários do Magistério Público do Município de Araçatuba. O objetivo é o de adequar a legislação municipal ao texto de decreto estadual que trata da acumulação de dois cargos de professor para permitir que os horários pré-estabelecidos para a acumulação de cargos dos professores sejam mais flexíveis.
Os demais projetos não deliberados voltam a pauta de votação da próxima sessão ordinária, que acontece segunda-feira (02/06).
Durante o Pequeno Expediente, o vereador Carlinhos Santana (PDT) usou a tribuna para falar assunto de sua livre escolha.
A 17ª sessão ordinária foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, no Canal 96 do Sistema Net de TV a cabo em sinal analógico; pela TV Birigui, no canal 19 em sinal aberto; pela Rádio Cultura AM 1.340 kHz e pela WEB TV, disponível neste site.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Fátima Mantello //Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: