Vereadores atendem mototaxistas no plenário da Câmara
Um grupo de aproximadamente 150 mototaxistas esteve na Câmara de Araçatuba na manhã desta sexta-feira, dia 21 de junho, solicitando apoio e orientação dos parlamentares sobre uma cobrança anual feita pelo sindicato da categoria. Os vereadores Dr. Nava (PSD), Tieza (PSDB) e Rosaldo de Oliveira (PV) atenderam os mototaxistas.
"Viemos até a Câmara para pedir providências em relação a uma cobrança que está sendo feita pela Prefeitura e pelo sindicato da categoria, que toda ano 'inventa' algo para nos prejudicar. Eles [Prefeitura] pedem para andarmos legalizado e sempre atendemos, porém não temos nada em favor dos mototaxistas", disse o mototaxista Marcelo Joaquim Barros.
Os profissionais do setor estão insatisfeitos com a cobrança da taxa, de aproximadamente R$ 84,00. "Eles [sindicato] dizem que é um valor pequeno, porém nos faz falta. Se não pagarmos, a guarda municipal e a polícia militar nos pára, multa e prende a moto", disse Barros.
O vereador Dr. Nava disse que vai acionar o Ministério Público, a Polícia Militar e a Guarda Municipal. "Temos que tomar providências. É uma ilegalidade, pois vincular o pagamento da licença ao Poder Público é ilegal, pois o sindicato não tem vínculo com o Poder Público. A prefeitura, por um decreto, está exigindo a apresentação deste recolhimento sindical e essa exigência é ilegal", disse Dr. Nava.
O mototaxista Reinaldo Ivan Queiroz Garcia disse que não está previsto em lei essa cobrança. "A Prefeitura de Araçatuba não pode exigir o pagamento da taxa que o sindicado pede para autorizar/regulamentar o serviço", disse o mototaxista. "Vamos protestar. Vamos buscar os nossos direitos", disse ele, que ajudou a reunir o grupo no Legislativo. "Foi um manifesto pacífico, onde rapidamente conseguimos uma reunião com os vereadores", falou Reinaldo.
Após a reunião, a vereadora Tieza falou por telefone com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Delcir Getúlio Nardo. "Sabendo do manifesto dos mototaxistas na Câmara, o secretário garantiu que suspendeu temporariamente a cobrança da taxa. Os mototaxistas podem trabalhar tranquilamente", disse a vereadora. "Agora vamos agendar uma nova reunião para resolver o problema", salientou Tieza.
O vereador Rosaldo de Oliveira disse que pretende dialogar com o prefeito Cido Sério (PT). "Vou agendar uma reunião com o prefeito. Temos que resolver essa situação. Acredito que a cobrança do sindicato é legal, porém vincular essa cobrança ao Poder Público não é correto", disse o parlamentar. "Alguns ajustes precisam ser feitos", completou.