Notícias
29/05/2014
Vereadores participam de audiência pública da saúde
Vereadores participam de audiência pública da saúde
O Secretário José Carlos Texeira e seus assessores da Secretária de Saúde e Higiene Pública do Município estiveram na Câmara Municipal, na manhã de quinta-feira (29/05), para exporem as atividades desenvolvidas pela pasta no primeiro quadrimestre de 2014 em audiência pública.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, Dr Jaime (PTB). Participaram os vereadores Cido Saraiva (PMDB), Edna Flor (PPS), Rivael Papinha (PSB), Gilberto Batata Mantovani (PR) e Tieza (PSDB). Após a exposição do relatório de receitas e despesas do período, a audiência foi aberta para as perguntas das autoridades e do público presente.
A vereadora Edna Flor questionou, entre outros assuntos, sobre o reajuste do aluguel pago pela prefeitura para o prédio onde funciona o NGA - Núcleo de Gestão de Atendimento - que foi reajustado de R$ 31 mil para R$ 48 mil mensais. “O reajuste é de mais de 50% acima de qualquer índice, além disso o valor cobrado anteriormente, no meu entender, já era excessivo”, disse. O secretário garantiu que os reajustes de aluguéis pagos pela secretaria são fixados dentro dos índices, mas que irá verificar a situação do prédio em questão. “Muitas vezes há algum resíduo por isso, o valor se elevou mas vou verificar e informarei à senhora”, disse.
Já o vereador Papinha quis saber sobre a entrega da UBS em reforma do Jardim Morada dos Nobres. O parlamentar lamentou a demora de mais de um ano para a finalização da obra e reclamou das más condições da casa alugada para abrigar a unidade no momento. O secretário disse que o atraso deve-se à necessidade de aditivo no contrato inicial da obra, o que é um processo bastante burocrático e ainda de alguns problemas na instação da parte elétrica.
Gilberto Batata Mantovani falou sobre a necessidade de se construir um novo prédio para abrigar a secretaria de saúde que tem seus departamentos instalados em vários locais. “Há cinquenta anos, a secretaria funciona no mesmo prédio, se fosse construída uma outra sede, o trabalho, com certeza, seria mais fácil e ágil”, disse. O secretário Jose Carlos concordou e falou sobre as dificuldades que a secretaria tem, principalmente, com o espaço insuficiente para o almoxerifado.
A preocupação de Cido Saraiva foi com o atendimento aos pacientes com dengue. Ele questionou sobre os números da doença no município e como se dá o atendimento a quem não pode se locomover para fazer o exame de sangue. O parlamentar foi informado que há 1.333 casos confirmados da doença em Araçatuba e no caso de atendimento domiciliar é preciso que o paciente apresente pelo menos três sintomas da doença como determina o protocolo no caso de epdemia.
Os questionamentos da vereadora Tieza versaram principalmente sobre o Centro de Controle de Zoonoses. A parlamentar quis saber quando será colocada a tela para o alojamento dos animais contaminados no centro, quando será construída a sala de castração no local e sobre a qualidade da ração comprada para alimentação dos bichos. A vereadora foi informada que o processo de compra da tela está em andamento, que a planta da sala de castração já foi encaminhada para a prefeitura e que a ração adquirida é comprada pelo processo de licitação visando o menor preço, mas que o produto tem a prescrição proteica indicada.
Depois de duas horas de duração a audiência foi finalizada. Todo o trabalho foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, canal legislativo do sistema net de televisão por cabo e pela Web TV, disponível neste site.
Compartilhe: