Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
05/04/2016
Vereadores pedem sindicância para investigar agressão de guardas contra ambulante

Um grupo de seis parlamentares de Araçatuba encaminhou ontem (04) ao prefeito Cido Sério (PT) um pedido de instalação de sindicância para apurar as agressões de integrantes da Guarda Municipal (GM) a um vendedor ambulante na região central da cidade no último dia 31 de março. Os vereadores que assinaram o ofício enviado ao chefe do Executivo são Arlindo Araújo (PPS), Dr. Nava (PP), Carlinhos Santana (SD), Rosaldo de Oliveira (PRB), Edna Flor (PPS) e Tieza (PSDB).

De acordo com o texto, os autores do pedido de sindicância alegam que um vídeo amador circulando na internet mostra a abordagem de forma truculenta feita por guardas municipais contra um vendedor de goiabas que trabalhava no Calçadão comercial, no cruzamento das ruas Duque de Caxias e Marechal Deodoro.

A ação dos servidores públicos gerou a revolta de pessoas que circulavam no local e flagraram a confusão, registrando a ação coercitiva dos guardas municipais por meio de celulares. Segundo os vereadores que assinam o ofício, este seria o segundo episódio registrado, em menos de um mês, envolvendo os agentes de segurança e o mesmo ambulante.

“Nós não podemos compactuar com essa postura de um servidor municipal, ainda mais quando atua na área de segurança pública. A abertura de sindicância é a condição essencial para compreendermos a realidade dos fatos e as circunstâncias que levaram a essa abordagem. Se ficar comprovada a responsabilidade desses servidores, que sejam punidos com todo o rigor”, afirmou Dr. Nava.

Para o vereador Rosaldo de Oliveira, a abertura de uma sindicância não implica julgar com antecipação as atitudes dos guardas, mas sim apurar as informações que os levaram a agir daquela forma e atribuir as punições, caso comprovado o excesso. “O Executivo tem por obrigação dar uma satisfação à comunidade sobre o fato ocorrido e as consequências desta ação”, completou Rosaldo.

INDIGNAÇÃO

A vereadora Edna Flor apresentou dois fatores para justificar a adesão ao pedido de sindicância na Prefeitura: indignação com a postura da Guarda e urgência no fluxo das informações para apurar as responsabilidades dos agentes.“O primeiro sentimento após saber da confusão foi o de injustiça dada à forma pela qual o comerciante foi agredido”, destacou Edna.

Edna Flor, que chegou a elaborar um requerimento de informação oficial pedindo explicações sobre o fato ao prefeito, desistiu de levar o documento adiante no plenário.

“Eu avaliei que um ofício assinado pelos demais vereadores poderia trazer um efeito mais imediato do que a ideia inicial, por isso retirei o requerimento. O que nós queremos é que haja a apuração dos fatos porque não é possível que as pessoas sejam agredidas dessa forma em nosso município, ainda que estejam desobedecendo a legislação. Neste último caso, caberia a orientação, jamais a repressão”, explicou Edna.

Para a vereadora Tieza, a instalação da sindicância permite um processo de apuração responsável e rigoroso, em especial num caso que envolve violência contra um trabalhador em via pública envolvendo a participação de um agente de segurança pública.

“Inicialmente, a questão não é constatar se o comerciante está certo ou errado vendendo frutas na rua. É preciso apurar cuidadosamente tudo que aconteceu até desencadear nas agressões. É preciso agir no contrafluxo dos casos de violência que nos chocam todos os dias”, justificou Tieza.

Para o vereador Arlindo Araújo, conforme as imagens divulgadas na internet, é possível que tenha havido um excesso na ação dos agentes de segurança pública do município. “Contudo, a maneira mais correta para entender o que aconteceu e apurar as responsabilidades é instalar uma sindicância e eventualmente punir os envolvidos, se comprovada a responsabilidade dos agentes nos fatos”, afirmou Arlindo.

 


 

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula// Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior