Vereadores prestigiam visita de ministra a Araçatuba(Veja Vídeo)
Os vereadores Dr. Nava (PSC), Profª Durvalina Garcia (PT), Joaquim da Santa Casa (PDT) e Rivael Papinha (PSB) compareceram à 8ª edição da Feicana / FeiBio, na tarde de ontem (10/03), para acompanhar a visita da ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff à feira de negócios do setor de energia. A representante do governo federal esteve na cidade para o lançamento do Promef Hidrovia, novo projeto do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro, subsidiária logística da Petrobras.
O projeto prevê a construção de 20 comboios, totalizando 80 barcaças e 20 empurradores, que navegarão pela hidrovia Tietê-Paraná transporte etanol para os mercados interno e externo. A licitação para a compra da nova frota hidroviária foi assinada pelo presidente da Transpetro, Sérgio Machado, na presença da ministra e do prefeito de Araçatuba, Cido Sério (PT).
Também participaram da cerimônia de lançamento do projeto o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas; o presidente estadual do PT, Edinho Silva; o vice-prefeito de Araçatuba, Carlos Hernandes (PDT); prefeitos da região; secretários municipais; empresários e militantes partidários.
Tanto a ministra Dilma Rousseff, quanto o presidente da Transpetro destacaram o potencial da região de Araçatuba - a nova fronteira agrícola de cana-de-açúcar - para o crescimento do setor sucroenergético. Nesse sentido, ambos garantiram a instalação de um estaleiro para a construção de barcaças nessa área. "A possibilidade de essa região receber esse investimento é inequívoca, pois ela oferece as condições necessárias, como relevo plano", anunciou a ministra.
Ao todo, 25 empresas foram convidadas para participar da concorrência. As propostas deverão ser entregues até o final deste semestre. A que vencer a disputa, no entanto, é que escolherá o local onde será instalado o estaleiro. O empreendimento, conforme Sérgio Machado, gerará 700 empregos diretos, 300 no estaleiro e 400 na operação das barcaças. O investimento é de aproximadamente R$ 356 milhões.
O transporte fluvial, que está previsto para entrar em operação em 2013, aumentará a competitividade do etanol produzido no Brasil, na avaliação de Sérgio Machado. "Essa é uma forma mais barata e segura de escoar o produto. Além disso, acarreta menor impacto ao meio ambiente, já que o transporte hidroviário emite um terço do gás carbônico e consome quase 75% menos combustível do que o rodoviário, para uma mesma carga transportada", declarou o presidente da Transpetro. Ele comparou que para transportar a mesma carga de um comboio hidroviário, o equivalente a 7,2 milhões de litros de etanol, são necessários 180 caminhões.
Programa de Aceleração do Crescimento
Em sua passagem por Araçatuba, a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff não confirmou a inclusão da cidade ma segunda edição do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que será lançado no próximo dia 29 e priorizará obras de drenagem. Ela apenas orientou o prefeito Cido Sério a encaminhar projetos para acabar com o problema das enchentes no município. "Em conversa com o prefeito, ele me disse que quando chove, ocorre alagamentos. Então, sugeri a ele que apresente projetos de drenagem. Tenho certeza de que esses projetos serão de boa qualidade", disse a ministra, ponderando que o governo federal atende a todos os municípios, independente de sigla partidária.
Durante entrevista coletiva, concedida em um dos auditórios do recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, onde ocorre a Feicana / FeiBio, a ministra também falou sobre sua pré-candidatura à Presidência da República, políticas externa e econômica.