Notícias
12/08/2013
Vereadores repudiam proposta de extinção de escolas especiais mantidas pelas Apaes
Vereadores repudiam proposta de extinção de escolas especiais mantidas pelas Apaes
Os vereadores de Araçatuba aprovaram, durante a fase do Grande Expediente da 23ª sessão ordinária do ano, realizada hoje (12), um requerimento de voto de repúdio proposto pelo parlamentar Cido Saraiva (PMDB) a uma proposta da Conferência Nacional da Educação (Conae) de congelamento das matrículas dos alunos da educação especial em organizações filantrópicas, comunitárias e confessionais e a extinção delas até o ano de 2018.
Segundo o vereador, o direito das famílias que têm pessoas com deficiência mental de optar por matriculá-las nas escolas de educação especial, como as mantidas pelas Apaes, deve ser respeitado.
"É preciso que o ministro da Educação, o governo federal repensem essa proposta que tira o direito de escolha das pessoas com deficiência e de seus familiares de buscar acompanhamento especializado. A Apae de Araçatuba presta um atendimento exemplar aos alunos, pacientes e à população, e isso tem de continuar", afirmou Cido Saraiva.
O vereador Professor Cláudio (PMN) concordou com o autor do requerimento no tocante à relevância social da entidade na prestação de serviços educativos, de lazer e saúde no município.
"Em que pese a tentativa do governo federal de promover a inclusão social de pessoas com deficiência na rede regular de ensino, há casos graves que não serão beneficiados por esse modelo educacional comum", afirmou Cláudio.
Os vereadores Rosaldo de Oliveira (PV), Rivael Papinha (PSB), Dr. Nava (PSD), Edna Flor (PPS), Gilberto Batata Mantovani (PR), Carlinhos do 3º DP (PDT), Arlindo Araújo (PPS), Tieza (PSDB), Beatriz (PT) e Dr. Jaime (PTB) também discutiram o tema.
Conforme pedido do autor, cópias do requerimento aprovado serão encaminhadas à Presidência da Apae de Araçatuba; ao Governo do Estado de São Paulo; às Presidências da Assembleia Legislativa paulista e da Câmara dos Deputados; aos diversos líderes partidários; ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante; e a presidente da República, Dilma Rousseff.
Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: