“Plano de prevenção de recaídas” foi tema de palestra no Legislativo
A Câmara de Araçatuba sediou, na tarde desta quarta-feira (22/6), a terceira palestra da Semana de Combate ao Uso de Drogas. O evento, que ocorre durante toda a semana, é realizado pela Escola do Legislativo em parceria com o Comad (Conselho Municipal Antidrogas).
O palestrante do dia foi o conselheiro terapêutico em dependência química, Leandro Martins Cazerta, que abordou o tema “Plano de prevenção a recaídas”. “É um tema muito sério e uma triste realidade, pois o número de pessoas que volta a usar é alto. O assunto chama a atenção e é uma realidade hoje em grande parte das famílias”, afirmou.
O palestrante explicou como a dependência química pode variar de indivíduo para indivíduo, trazendo para o debate os fatores de risco, como evitar pessoas que consumam álcool e drogas e locais onde existam essas substâncias.
Os fatores de proteção também tiveram destaque na fala do palestrante. Segundo ele, os grupos de igreja e de autoajuda, psicoterapias, a Pastoral da Sobriedade e os Alcoólicos Anônimos auxiliam na superação da dependência química.
Por fim, um vídeo institucional contou a história e as ações desenvolvidas pelos Narcóticos Anônimos, sociedade sem fins lucrativos surgida em 1953 no sul da Califórnia e atualmente presente em 144 países. A organização busca tornar disponível o programa de recuperação e trazer ajuda mútua a pessoas na superação do problema com as drogas.
Todos os encontros estão sendo transmitidos pela TV Câmara (no canal 6 da Net) e pelos canais do Poder Legislativo no Youtube e Facebook, ficando disponíveis neste site.
Confira a agenda das próximas palestras:
Dia 23 – 15h
Tema: “Relacionamentos familiares”
Palestrante: constelador sistêmico familiar Igor Hideki Yajima
Dia 24 – 15h
Tema: “A libertação através do sagrado”
Palestrante: agente da Pastoral da Sobriedade e presidente do Comad, Luiz Paulo Barbosa




