AAL recebe diploma de Honra ao Mérito
Em sessão solene, na Câmara Municipal de Araçatuba, a AAL (Academia Araçatubense de Letras) comemorou nesta sexta-feira (25) 30 anos de fundação.
Para celebrar a data na sede do Legislativo, o presidente da Casa, vereador Dr. Alceu (PSDB), entregou o Diploma de Honra ao Mérito ao presidente da AAL, jornalista e professor Arnon Gomes, em reconhecimento à longevidade do trabalho dedicado pelos acadêmicos ao culto da literatura luso-brasilera ao longo dessas três décadas.
“É algo muito representativo. Trata-se de uma homenagem de grande relevância em nosso município que reconhece todo o trabalho da academia em três décadas na difusão da literatura e na valorização do escritor local”, afirmou Gomes.
Durante o evento, foram empossados o novo comandante da academia, eleito para o próximo biênio (2023-2024), o escritor Carlos Brefore, e os acadêmicos Fernanda Colli (pedagoga e agente cultural), Fernando Verga e Marcelo Teixeira, ambos escritores e jornalistas.
Quarto acadêmico a tomar posse, o escritor Ivan Pereira Barbosa foi convidado para ser correspondente da AAL em Birigui.
A solenidade contou ainda com apresentações artísticas, incluindo números musicais e declamações de poemas. Destaque para um espetáculo solo de dança que homenageou a trajetória dos acadêmicos fundadores da AAL.
Convidado a discursar no evento promovido pela Academia, o presidente da Câmara elogiou a produção literária local e sua respectiva disseminação na sociedade em forma de poesia, prosa e música.
“Os membros da Academia Araçatubense de Letras vão além dos seus dons de traduzir pensamentos, ideias e histórias que impactam vidas e mudam trajetórias de pessoas. Eles estimulam outras pessoas a dar sequência nessa profícua jornada do conhecimento. É com entusiasmo que participo da festa e demonstro a gratidão do Legislativo a essa instituição”, afirmou o vereador Dr. Alceu.