15/10/2024
Crise hídrica é alvo de questionamentos

A crise hídrica de Araçatuba, que já tem acarretado racionamento de água em dezenas de bairros da cidade, foi assunto de requerimento de informações oficiais aprovado na 32ª Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (14/10). Ao todo, o plenário aceitou sete pedidos, que serão encaminhados à Prefeitura para resposta no prazo de 15 dias.

Os questionamentos sobre a crise hídrica foram apresentados pelo vereador Luís Boatto (Solidariedade). Ele quer saber em quais condições de conservação se encontram os recursos hídricos do município, qual o risco de interrupção do abastecimento de água, se a crise hídrica poderia ter sido evitada e quais medidas estão sendo tomadas para minimizá-la.

Boatto ainda questiona a existência de um plano de contingência, quer saber sobre a infraestrutura para a normalização do abastecimento de água no município e se há uma perspectiva para a solução do problema. O parlamentar também pede cópia das inspeções bimestrais que devem ser realizadas pela Agência Reguladora Daea, conforme determinação da Lei Orgânica do Município.

Outros três requerimentos de informações oficiais aprovados nesta semana são de autoria do vereador Arlindo Araujo (Solidariedade). O parlamentar pergunta o valor da dívida que a atual gestão deixará para a próxima administração, o montante de gastos da Prefeitura com publicidade neste ano e a possibilidade de construção de um redutor de velocidade na rua Doutor Luiz de Almeida, no bairro Santana.

O vereador João Moreira assina requerimento sobre arborização. Ele quer saber se existe um levantamento arbóreo no município, qual a destinação das mudas de árvores que foram objeto de compensação ambiental e quais providências têm sido tomadas em relação às árvores secas presentes em calçadas de prédios públicos.

Os dois requerimentos de informações oficiais que completam a lista de aprovações foram apresentados pelo vereador Nelsinho Bombeiro (PSD). Eles dizem respeito à poda de arbustos ao redor dos braços de iluminação pública e à possibilidade de instalação de “guard-rail” na avenida João Arruda Brasil, próximo da rotatória da avenida Waldemar Alves.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Foto: Angelo Cardoso