Emerson Ruzzão recebe o título de cidadão araçatubense
O atleta e educador físico Emerson de Almeida Ruzzão é o mais novo cidadão araçatubense. Ele foi homenageado pela Câmara Municipal de Araçatuba em sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira (31/03).
A mais alta honraria concedida a pessoas não nascidas no município foi proposta pelo vereador Lucas Zanatta (sem partido). Além dele, compuseram a mesa de honra junto com o homenageado o secretário municipal de Esportes, Sérgio Tumelero, e os vereadores Arlindo Araujo (MDB) e Arnaldinho (Cidadania), que presidiu a cerimônia.
Familiares e amigos do homenageado prestigiaram a sessão solene. Entre eles, o vereador pelo município de Guararapes, João Victor Bittencourt Roberto (Podemos).
“Estamos muito felizes em prestar essa homenagem a uma pessoa tão dedicada, um vencedor nas pistas de atletismo e na vida”, afirmou o vereador Arnaldinho logo na abertura da solenidade.
Um vídeo produzido pela TV Câmara apresentou a história de vida e depoimentos sobre o homenageado. “Ninguém tem dúvidas de que você é um vencedor. Mas o que ninguém disse é que você sempre quis ser cidadão araçatubense. E esse desejo diz muito do seu caráter. Isso é patriotismo. Tenho orgulho de ser o autor dessa homenagem”, declarou o vereador Lucas Zanatta.
“Agradeço ao vereador Lucas Zanatta por realizar o meu sonho. O esporte e a educação me deram ferramentas para que eu pudesse estar aqui hoje recebendo esse título. Espero que o esporte de Araçatuba continue transformando vidas, como transformou a minha”, discursou o homenageado.
BIOGRAFIA –
Formado em Educação Física, Emerson de Almeida Ruzzão nasceu na cidade paranaense de Antonina. Tem 37 anos e, desde 2001, mora em Araçatuba, representando o município em competições regionais e nacionais. Já conquistou 17 títulos e 300 medalhas em Jogos Regionais, Jogos Abertos e campeonatos.
Iniciou no atletismo aos oito anos de idade como participante do PAF (Programa Atleta do Futuro), mantido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria). Entre os anos de 2002 e 2008, manteve-se entre os melhores atletas brasileiros de Decatlo, modalidade olímpica de atletismo formada por 10 provas.
Em agosto de 2021, tornou-se campeão paulista de lançamento de dardo, campeão paulista de arremesso de peso e vice-campeão paulista de lançamento de disco, quebrando o recorde estadual nesta competição na categoria Master.