Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
02/10/2023
Plenário aprova auxílio financeiro para transporte coletivo urbano

Os vereadores aprovaram, nesta segunda-feira (2/10), o projeto de lei do Executivo que concede subvenção econômica à concessionária do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros. A matéria foi aceita na 30ª sessão ordinária do ano.

Segundo a justificativa, o objetivo é garantir a manutenção da operacionalidade do serviço. O valor da subvenção de até R$ 200 mil será pago à concessionária até o restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro do contrato e inexistência de riscos à paralisação do serviço, limitado ao prazo de seis meses. Líder do governo na Câmara, o vereador Dr. Jaime (PSDB) ressaltou a relevância da matéria. “É um recurso importante para a viabilidade do negócio”, afirmou.

O vereador Luís Boatto (MDB), por sua vez, contestou o texto da proposta. “Os problemas continuam, com ônibus deteriorados. Precisa haver uma discussão mais ampla sobre esse tema. Onde está o estudo técnico da concessionária? Virou costume nessa Casa aprovar esses subsídios sem uma discussão maior”, criticou.

O tema também foi debatido pelos vereadores Lucas Zanatta (PL), Maurício Bem Estar (PP), Wesley da Dialogue (Podemos), Dr. Alceu (PSDB) e Arnaldinho (Cidadania), que se manifestaram favoráveis à concessão do auxílio financeiro.

A outra urgência da Prefeitura vai possibilitar a concessão do adicional de insalubridade aplicado sobre o salário-base dos agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e controladores de vetores. Os parlamentares destacaram a conquista para a categoria.

Projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Coronel Guimarães (União Brasil), vai conceder a Medalha 9 de Julho à senhora Maria Luisa Assunta Curti pelos serviços prestados ao município na área de assistência social.

DECLARAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA

Outra proposição aceita, de autoria do vereador Wesley da Dialogue (Podemos), é o projeto de lei que declara de utilidade pública o Movimento Dialogue.

O Executivo também assina o projeto de lei que denomina Dr. Norberto Roque Safioti o Equipamento Comunitário de Moradia e Área de Convivência Social do Programa Vida Longa.

Alterações de leis foram assuntos das demais matérias da Prefeitura. Uma delas regulariza a posse e uso de área em favor da empresa Curtume Araçatuba. A outra matéria altera lei complementar sobre a estrutura administrativa e os cargos de comando da administração, abordando como tema o limite remuneratório dos agentes políticos.

O Plenário rejeitou o projeto de lei do vereador Arlindo Araujo (MDB) que pretendia conceder a isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) sobre imóveis edificados atingidos por enchentes e alagamentos causados por chuvas.

A pedido do autor, vereador Maurício Bem Estar (PP), foi retirado da pauta o projeto de resolução que pretendia modificar o uso do “pela ordem” nas sessões.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior