Plenário aprova requerimento voltado à saúde pública
O Plenário da Câmara de Araçatuba aprovou nesta segunda-feira (08) um requerimento de informação oficial endereçado ao prefeito Dilador Borges (PSDB) sobre ações voltadas à saúde da mulher.
Conforme previsto no Regimento Interno da Casa, o chefe do Executivo tem até 15 dias para prestar os esclarecimentos sobre o assunto.
O requerimento tem como base a publicação de um edital de chamamento público “Agenda Mais Acesso, Cuidado, Informação e Respeito à Saúde das Mulheres” no último dia 21 de setembro, que prevê um investimento de R$ 13,5 milhões a fim de aperfeiçoar o atendimento às mulheres na rede pública de saúde.
No documento, a vereadora Beatriz explica que o objetivo do chamamento é selecionar propostas que visem à ampliação e ao fortalecimento da atenção à saúde sexual e reprodutiva das mulheres, em todos os ciclos da vida, e a inclusão de ações estratégicas que envolvam os homens na trajetória reprodutiva e sexual.
Por intermédio do requerimento, a vereadora quer saber se a Secretaria Municipal de Saúde já realiza trabalhos apresentados no edital; se já desenvolveu algum projeto para inscrevê-lo no chamamento e se o município se enquadra em todas as especificações exigidas no chamamento.
“Esse recurso (R$13,5 milhões) podem ser investidos integralmente no pagamento de pessoal sem contrapartida do município. Basta a Prefeitura se inscrever e enviar um projeto para receber a cooperação técnica e financeira para dar suporte às ações de saúde voltadas às mulheres e homens”, afirmou Beatriz.