Plenário lamenta o falecimento do ex-vereador Raul Silva
O Plenário de Araçatuba aprovou, na noite de ontem (20/3), durante a 7ª sessão ordinária do ano, um requerimento de voto de pesar pelo falecimento do ex-vereador e professor universitário Raul Silva, ocorrido na última sexta-feira (17/3).
Raul Silva tinha 82 anos e foi vereador na Câmara de Araçatuba durante um mandato legislativo, na 11ª legislatura (1993-1996). O requerimento, de autoria do vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil), cita que o falecimento de Raul Silva entristeceu muitas pessoas, “pois era bastante querido por todos aqueles que com ele tiveram a oportunidade de conviver, sendo grande educador e inspirador de diversos alunos e colegas de trabalho, além de ter trabalhado incansavelmente pelo município”, diz o documento.
REPERCUSSÃO NO PLENÁRIO
“Ele participou de uma legislatura comigo e só quero dizer que o professor Raul Silva escreveu a história com suas próprias mãos”, mencionou o vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa, autor de honraria que concedeu o Título de Cidadão Araçatubense ao ex-vereador em 4 de julho de 2017.
O vereador Dr. Alceu (PSDB) lembrou que Raul Silva foi muito ativo na sociedade araçatubense. “Ele ministrava palestras na OAB e o pessoal ficava sempre até o final”, disse. Para o vereador Arlindo Araujo (MDB), foi uma grande perda para a cidade. “Era uma das pessoas mais inteligentes que conheci. Era educador, professor, advogado, um grande orador”, afirmou.
Os vereadores Dr. Jaime (PSDB), Arnaldinho (Cidadania) e Maurício Bem Estar (PP) também enalteceram o legado do ex-vereador para a cidade.
TRAJETÓRIA
Raul Silva nasceu em Promissão (SP) em 4 de julho de 1940 e começou muito cedo a dar aulas particulares. Foi professor de Matemática no CEFAM e no Instituto de Educação Manoel Bento da Cruz (IE). Silva era mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Franca e encerrou a carreira de professor lecionando na Faculdade Toledo.
Atuante na vida pública e política da cidade, Raul Silva presidiu, por duas vezes, o Conselho Administrativo da FAC-FEA (Fundação Educacional de Araçatuba). Deixou a esposa Maria Terezinha Silveira Lapenta e Silva e os filhos Yuri e Alex.