Prefeitura de Araçatuba quer reduzir população de cães e gatos
Com plenário da Câmara Municipal de Araçatuba praticamente lotado, a Prefeitura anunciou na quarta-feira (20), à noite, uma série de ações voltadas ao bem-estar de animais domésticos na cidade.
Durante encontro promovido pela Apa (Associação Protetora de Animais) em parceria com o vereador Dr. Nava (PSC) - a administração municipal anunciou que pretende instalar um programa de esterilização generalizada da população canina e felina, além de estimular ações educativas para a importância da adoção e posse responsável dos animais a fim de preservar a saúde destes e da própria população.
Além do vereador do PSC, participaram do encontro o prefeito de Araçatuba, Cido Sério (PT), o secretário de Saúde e Higiene Pública, Osmar Aparecido Cuoghi, o vereador Arlindo Araújo (PPS), além de professores do curso de veterinária da Unesp e representantes ligados à defesa do meio ambiente e dos animais.
De acordo com o secretário de Saúde, o modelo proposto pela Prefeitura é semelhante àquele elaborado pela Faculdade de Veterinária da Unesp, em parceria com o município e a Apa em anos anteriores.
"Nossa proposta é construir um centro de proteção de animais a partir do mês de abril do próximo ano e a expectativa é de que esta obra seja concluída até o final desta gestão", afirmou.
Os vereadores Dr. Nava e Arlindo Araújo elogiaram o empenho da Prefeitura para a construção do centro. "O prefeito demonstrou boa vontade para resolver a situação dos cães e gatos no município, é um avanço para a qualidade de vida dos animais e da própria população", afirmou Arlindo.
"Todas as expectativas foram superadas e este anúncio de um programa oficial de controle populacional de animais reafirma o empenho da administração em resolver um problema de saúde pública no município", destacou Nava.