15/03/2022
Qualidade da água é alvo de requerimentos aprovados na Câmara

Os vereadores de Araçatuba aprovaram seis requerimentos de informações oficiais endereçados ao prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB). Os pedidos formais de explicações foram apreciados no plenário durante a fase do Grande Expediente da 6ª sessão ordinária do ano.

Com base na reportagem intitulada “Mapa da Água”, publicada pelo portal Repórter Brasil no dia 7 deste mês, afirmando que moradores de Araçatuba e outros municípios da região teriam bebido água considerada imprópria para o consumo entre os anos de 2018 a 2020, o Plenário aprovou dois requerimentos de informações sobre esse mesmo tema. Uma solicitação foi apresentada pelo vereador Arlindo Araujo (MDB) e a outra pelo vereador Lucas Zanatta (PV).

Nos dois textos, os autores destacam que o consumo diário de substâncias nocivas químicas e radioativas, conforme aponta a reportagem, aumenta o risco de câncer, mutações genéticas, problemas hormonais e traz consequências danosas para rins, fígado e o sistema nervoso.

Arlindo Araujo pergunta se a concessionária GS Inima Samar, responsável pelo serviço de saneamento básico no município, teria conhecimento dessa situação e se atualmente a água consumida pela população está dentro dos limites regulamentados.

No outro requerimento, Lucas Zanatta quer saber quais métodos de desinfecção de água tratada são utilizados; e se há prazos para mudança no tratamento convencional.

PORTO REAL

O vereador João Moreira (PP) assina dois requerimentos de informações com temas voltados à saúde pública e à infraestrutura urbana dos bairros Porto Real I e II.

No primeiro requerimento, João Moreira pondera que os moradores de ambos os bairros se deslocam diariamente à Unidade Básica de Saúde do Jardim São José em busca de assistência, e para isso utilizam a Travessa Moema – via não pavimentada e sem iluminação – para agilizar o acesso ao equipamento de saúde.

O vereador João Moreira quer saber se a Prefeitura tem projeto para construir uma unidade de saúde para atender a comunidade do Porto Real I e II; e se existe projeto para implantar iluminação e asfaltamento da travessa Moema.

No outro requerimento, João Moreira pergunta se a administração municipal tem algum projeto para iluminar a via de acesso ao Bairro Porto Real, que concentra um fluxo intenso de veículos, ciclistas, motociclistas e pedestres.

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização da lei municipal que obriga o uso de focinheira e guia para cães das raças mastim napolitano, pitbull, rottweiller e americam staffordshire terrier é tema de um requerimento apresentado pela vereadora Cristina Munhoz.

Cristina Munhoz quer saber se a Prefeitura fiscaliza o cumprimento dessa lei; e se há aplicações de multas para os tutores de cães dessas raças que atacam outros animais e pessoas no município, conforme relatos recebidos pelo gabinete da parlamentar.

FUNDEB

O vereador Arlindo Araujo obteve o aval do Plenário para a aprovação de um requerimento que pede um relatório da administração municipal sobre os gastos feitos na educação pública com o repasse dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no ano de 2021.

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula// Foto: Angelo Cardoso