Reunião discute reabilitação regional de pacientes
Representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3) se reuniram com vereadores do Parlamento Regional de Araçatuba e com gestores de saúde no Plenário da Casa de Leis na manhã desta quinta-feira (19/10).
O grupo debateu a rede de reabilitação regional e a demanda reprimida de fisioterapia e terapia ocupacional. Delegados do Crefito enfatizaram a necessidade de reduzir a fila de espera dos pacientes que precisam de fisioterapia ou reabilitação em municípios da região. O aumento da população idosa, o fortalecimento da atenção básica, as parcerias com universidades e a falta de recursos em hospitais também foram temas abordados.
“Estamos conquistando as diretrizes do Sistema Único de Saúde e os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são essenciais nesse processo”, resumiu Selmo Mendes Elias, delegado do Crefito-3.
Ao se dirigir aos gestores de saúde da região também presentes no encontro, o presidente do Crefito-3, Raphael Ferris, defendeu a expansão da cooperação com cidades da região. “É preciso fazer uma reflexão sobre como os terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas podem resolver os problemas da cidade. Araçatuba possibilita uma cooperação técnica com o Crefito e o objetivo é garantir a prestação adequada dos serviços. Precisamos ter uma rede fortalecida na região”, disse.
Estiveram no encontro os vereadores de Araçatuba, Maurício Bem Estar (PP), Dr. Alceu (PSDB) e Gilberto Batata Mantovani (PL). O secretário do Parlamento Regional, César Pantaroto Júnior, que é vereador em Birigui, também participou.
O vereador Maurício Bem Estar enumerou as ações desenvolvidas desde o início do mandato em prol das categorias profissionais. O parlamentar destacou a moção de apoio ao piso salarial nacional dos profissionais fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, a realização da jornada municipal de gestão e empreendedorismo do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, os recursos obtidos para o projeto PIPAA, entre outras iniciativas.
No final da reunião, municípios da região, entre eles Guararapes, Santo Antônio do Aracanguá e Braúna, assinaram termos de cooperação técnica junto ao Crefito.