18/01/2021
Setor de transporte coletivo urbano pede o apoio da Câmara

Representantes da TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) solicitaram o apoio da Câmara de Araçatuba para superar as dificuldades enfrentadas pelo transporte público urbano. Diante dos efeitos da pandemia de Covid-19, o setor reivindica um subsídio do governo municipal para conseguir manter as atividades. A reunião ocorreu nesta segunda-feira (18/1).

O procurador da TUA, Luciano Moreno Castilho, e o advogado Arnado da Silva Matos foram recebidos pelo presidente do Legislativo, vereador Dr. Alceu (PSDB), na sala da Presidência da Casa.

“Hoje a receita que entra na catraca no transporte coletivo público é insuficiente para manter o serviço. Várias cidades do interior paulista, como São José do Rio Preto, Bauru e Ribeirão Preto, recebem esse subsídio, que auxilia a empresa na manutenção do seu serviço, na qualidade e nos investimentos, principalmente na renovação de frota. Precisamos de condições para sobrevivermos e evitar o colapso”, explicou o procurador da TUA, Luciano Moreno Castilho.

Outro ponto destacado foi a ampliação da concorrência na cidade com outras modalidades de transporte, como é o caso de mototáxis e do transporte por meio de aplicativos. Segundo a empresa concessionária, a partir do próximo dia 28 de janeiro, a tarifa vai para R$ 4,10. O cartão de vale-transporte custa R$ 3,73, enquanto o passe doméstico é de R$ 3,36. Estudantes têm desconto de 50% do valor.

Após a exposição dos representantes da TUA, o presidente da Câmara, vereador Dr. Alceu, informou que a Mesa Diretora deve se reunir com o Executivo para avaliar a situação. O Legislativo também estuda fazer uma reunião pública para debater as dificuldades enfrentadas pelo transporte coletivo urbano.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Foto: Carlos Demarchi