Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
26/10/2010 15:55:02
Vereador recebe nova denúncia de despejo de esgoto no Machado de Melo

Não é só a falta de segurança do valetão por onde passa o córrego Machado de Melo, na avenida João Arruda Brasil, que preocupa os moradores. No cruzamento com a rua Saldanha Marinho, um possível despejo de esgoto diretamente no manancial também está gerando dor de cabeça. A denúncia chegou ao gabinete do vereador Arlindo Araújo (PPS), que vai pedir esclarecimentos da Prefeitura.

Conforme o motorista Nilton Cobo Júnior, morador da rua Saldanha Marinho, a situação irregular persiste há pelo menos quatro anos. "Comecei a perceber que as enchentes continham fezes. Recentemente, um engenheiro constatou que é esgoto", contou o morador.

Até mesmo o próprio presidente do Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), José Luiz Fares, em visita ao local, teria admitido a contaminação. "Ele me disse que o problema se arrasta há anos, mas os contribuintes continuam pagando pelo tratamento de esgoto. Isso é um crime", desabafou Cobo.

O líquido escuro e mal-cheiroso atinge o córrego por duas aberturas existentes na parede do valetão. O encanamento, que deveria atravessar o córrego e continuar o seu curso em direção a uma das lagoas de tratamento da cidade, foi rompido, ocasionando o problema. O cheiro forte que exala do local é apenas um dos transtornos enfrentados por moradores e usuários da avenida.

"A nossa preocupação é com a saúde pública. A avenida João Arruda Brasil possui comércio de produtos alimentícios. Muitos idosos e crianças moram por aqui. O bairro já registrou vários casos de dengue. E o esgoto corre a céu aberto. É um descaso muito grande", lamentou o motorista. 

Ele afirma já ter procurado outros vereadores, órgãos ambientais e a imprensa para denunciar o problema, mas nada foi feito. "Pedi à Cetesb uma análise do material para comprovarmos se é mesmo esgoto, mas nenhuma equipe esteve aqui", disse Cobo.

Inconformado, o morador decidiu procurar o vereador Arlindo Araújo, que vai protocolar um requerimento de informações oficiais ao prefeito Cido Sério (PT). Ele quer saber se a Prefeitura tem conhecimento da possível contaminação do córrego e quais as providências que pretende tomar para contê-la.

Essa não é a primeira vez que o parlamentar do PPS recebe denúncias de vazamentos de esgoto no córrego Machado de Melo. Em agosto deste ano, moradores procuraram o parlamentar para reclamar do escoamento de um líquido escuro e mal-cheiroso em um trecho do curso de água que corta os bairros Traitu e Guanabara. Na ocasião, Arlindo também pediu explicações ao Poder Executivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior